Foto: Marcio Amaral
Business Entrevistas

Ana Paula de Faria e Luisa Acosta – Curadoria do “Grandioso Brasil” para um “Little Brazil” em Miami

Sending
User Review
5 (1 vote)

Um pedaço do Brasil na Flórida

Para quem é imigrante, a saudade do seu país é uma constante, e quando menos se espera, uma música, um aroma, um sabor ou até mesmo uma imagem, podem nos fazer viajar no tempo e no espaço para recordarmos da nossa terra e do nosso povo. É exatamente por isso que quando entramos em locais como o Little Brazil, um aconchegante restaurante brasileiro em Miami Beach, sentimos que estamos fazendo uma viagem ao Brasil. E não é só pela gastronomia, mas pela experiência de curadoria de brasilidades que o local oferece.

Para conhecermos melhor essa história, conversamos com Ana Paula de Faria, sócia proprietária do restaurante desde 2019, ano em que junto de seu marido, Sandro Carvalho, assumiu 100% da operação do Little Brazil. Fundado em 2009, e comemorando agora em 2022, treze anos, o local passou a oferecer aos brasileiros um conjunto de experiências capazes de transportá-los à sua terra natal.
Tudo começou em agosto de 2021 quando Ana foi apresentada a Luisa Acosta, sócia fundadora da Ara Creative Ideas, agência de marketing estabelecida na Florida há 4 anos, e veio a vontade de produzir em seu estabelecimento ações que traduzissem aos brasileiros as boas recordações da nossa terra, e aos estrangeiros uma apresentação do melhor do nosso Brasil.

Ana Paula de Faria e Luisa Acosta – Foto: Marcio Amaral

Mergulhada numa consultoria a fim de conhecer e entender os objetivos, os sonhos, os desejos e os problemas, a Ara criou uma estratégia de marketing para o Little Brazil e logo a colocou em prática. “O trabalho foi tão gostoso que entramos full time na gestão de todas as pontas de marketing, fazendo com que, já em 2022, o Little Brazil voltasse a crescer e alcançasse índices superiores ao período pre-pandêmico. Celebramos também o nosso melhor resultado em todos esses 13 anos de história, um grande prêmio por todo esforço e dedicação deste grande time de profissionais que hoje encontramos no Little Brazil”, afirma Luisa orgulhosamente.

Ana conta como foi esse processo de trazer “mais Brasil” para o seu estabelecimento: “Acertamos a comunicação com o nosso público. Fortalecemos, efetivamente, a nossa presença no mercado digital e começamos a mostrar o nosso objetivo mais claramente; trouxemos a renomada Chef Adelaide Engler para dar o toque brasileiro em nosso generoso menu, firmamos parcerias para exposição da arte brasileira em nosso espaço e apresentamos o melhor da Bossa Nova e MPB com renomados artistas brasileiros”.

Com os objetivos traçados, juntas, Ana e Luisa foram colocando em prática as muitas ideias que fervilhavam. “Começamos a focar, além da comida, também na arte e no entretenimento. Aos poucos, o movimento foi ficando grande, começamos a ter a presença de artistas brasileiros que passavam com a turnê por aqui. Essa oportunidade de encontros intimistas com ídolos brasileiros foi tão bem aceita pelos nossos clientes que nossos últimos eventos têm sido “sold out” com muita rapidez”, conta Ana.

“Quando pegamos a conta do Little Brazil, fizemos uma pesquisa com a comunidade brasileira no Sul da Flórida e entendemos que a marca era muito reconhecida, que o nome tinha uma história que não podia ser apagada de forma nenhuma e que definitivamente remetia ao Brasil. Então apostamos nisso”, explica Luisa.

“Dentro do Little Brazil há diversos ‘Brasis’ dos quais a gente se orgulha. Criamos uma estampa, por exemplo, para nossa identidade visual, que traz um desenho de cada um dos nossos estados para que cada brasileiro se sinta pessoalmente representado por algum elemento. A comida é o nosso carro-chefe, mas a experiência que queremos proporcionar ao nosso cliente é muito maior que isso. Vivemos o Brasil nos eventos especiais que realizamos (como a festa de São João, com decorações especiais dos nossos parceiros da Atelier 18 Eventos), nas peças de arte brasileira (da Ritzy Casa e Su Casa que adornam nosso espaço), nas playlists mensais que tocam no restaurante (ou no celular dos clientes, que podem salvá-las direto do Spotify) e até mesmo nos pratos da Boa Lembrança que hoje faz parte da nossa decoração”, conclui Luisa.

Música de primeira

O Little Brazil vem se consolidando como um dos melhores lugares para se ouvir música brasileira no Sul da Flórida, realizando diversos pocket shows. Neste ano apenas, passaram pela casa em formatos variados, mas sempre intimistas, artistas como: Guilherme Arantes, Dudu Nobre, Fabio Jr. e Monobloco. Além disso, atualmente há uma programação fixa com residência às sextas-feiras com Mauricio Baia, promovendo um show de MPB dançante, e aos sábados com Bossa Fusion Duo e a guitarra rebuscada de Tomati (direto do sexteto do Jô) e a voz classuda de Michelle Spinelli, oferecendo a oportunidade de um jantar elegante e romântico. “Estamos aos poucos expandindo para além da música e do nosso próprio espaço. Promovemos a performance de stand up comedy do Leandro Hassum, patrocinamos eventos que também promovem o Brasil, como o Inffinito Brazilian Film Festival, e estamos trabalhando para que outras surpresas possam vir por aí, durante o Art Basel, por exemplo”, destaca Luisa.

Ambiente aconchegante

Proporcionar um ambiente aconchegante é outro ponto alto do Little Brazil. Ana comenta sobre esse detalhe fundamental: “Ser receptivo é da nossa natureza, está no nosso DNA. Falo isso tanto do lado do atendimento humanizado brasileiro, como dos próprios clientes. E assim, criou-se uma atmosfera com uma vibe incrível, a perfeita combinação de um lugar com comida muito boa e com uma apresentação bacana, com uma decoração com elementos de bom gosto e com uma música agradável e de qualidade”.

Luisa tem uma definição interessante sobre o que é sentir o nosso país. “O Brasil não se limita ao que está entre o Oiapoque e o Chuí. Isso são linhas imaginárias. O Brasil está em mim, em você, em tudo quanto é lugar. Eu escolhi e escolherei sempre viver o Brasil independentemente de onde estou geograficamente. É exatamente isso que estamos fazendo aqui; quando você abre as portas do 6984 Collins Ave, você vive o Brasil no cheiro, no gosto, na música, em tudo”.

Reconhecimento

Ana, médica pediatra neonatologista por formação, e hoje estrategista do Little Brazil, enaltece o resultado das estratégias de marketing adotadas: “Temos feedbacks incríveis! Brasileiros que chegam ao restaurante e dizem ‘Aqui tem cheiro de Brasil’, ou que elogiam a festa junina dizendo ‘O melhor São João agora é em Miami Beach’. Clientes emocionados, lágrimas de felicidade por estarem tão perto de seus ídolos. Clientes que param para admirar a nossa pilastra de azulejos com a estampa dos símbolos do Brasil e ficam procurando o símbolo de seus estados. Tudo isso é muito recompensador”.

Apresentar o Brasil

Para empresários que oferecem serviços e produtos brasileiros fora do país, Luisa conta como fazer para obter o mesmo êxito do Little Brazil: “Não traduzam o Brasil, apresentem-o. Destaquem o que temos de único e não pode ser encontrado fora. E talvez o mais importante: treinem um olhar descolonizado ao falar do nosso país. Sabe aquele slogan Brasil, o país do futuro? Muita gente lê como uma promessa, um desejo, um destino, que coloca o país como algo ainda não realizado, quando é, na verdade, o contrário. O Brasil é pioneiro da realidade que mais e mais se impõe num mundo globalizado. Somos a modernidade de um povo miscigenado, singular em suas diversas expressões artísticas. Somos uma das culturas que sugere o caminho mais equilibrado do viver em comunhão com a natureza. Valorizem isso!”.

E Ana complementa: “O Brasil é tão especial que temos a honra e o desejo de representá-lo num âmbito internacional principalmente onde nossa comunidade tem uma grande concentração. Trabalhamos e cuidamos para recebê-los e fazer desse momento uma experiência verdadeira e única sempre com a missão de alimentar a alma com raízes brasileiras”.

Alguns dos eventos que ocorrem ou já ocorreram no Little Brazil:

Prato do mês: encontro mensal de networking com convidados da comunidade brasileira para a apresentação do prato do mês.

Sextas do Baia: apresentação do cantor baiano Mauricio Baia.

Noite de Bossa Nova: aos sábados, a elegância do Bossa Fusion Duo, da Michelle e do Tomati.

Playlist mensal: abordando vários ritmos brasileiros que podem ser baixados no Spotify.

Comemoração dos 20 anos da Academia Gracie de jiu jitsu em Miami: onde ocorreu um almoço com a diretoria da academia.

Celebração da medalha olímpica do nadador Bruno Fratus: que encheu de orgulho a comunidade brasileira.

Festa Junina: o arraial estava tão bom que vários brasileiros se sentiram numa autêntica festa de São João.

Festival de Cinema Brasileiro: Com camisetas, playlists, almoços para os convidados do festival e convites aos clientes para o show da Adriana Calcanhoto.

———————–

Ana Paula de Faria e Luisa Acosta – Capa da Acontece Magazine edicão de outubro de 2022

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Vídeo do ensaio fotográfico com o fotografo Márcio Amaral para a capa da Acontece Magazine de outubro de 2022 com Ana Paula de Faria e Luisa Acosta.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 7 fev.

Advertisement