A compulsão ao trabalho tem levado muita gente a terapeutas e grupos de autoajuda por anos
Geral

Todos adoram um Workaholic

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Trabalhar longas horas por dia, todos os dias, é considerado por muitos como a marca moderna do sucesso. Ser rotulado de workaholic é como um troféu.
Mas para alguns, a necessidade obsessiva de trabalhar vem à custa de tudo mais. Saúde, relacionamentos e até qualidade de trabalho podem sofrer. É um preço alto a pagar. Há também relatos de maior conflito trabalho-vida, tais como: menor saúde física e mental e resultados prejudiciais para a família, como problemas conjugais, relacionamento com filhos e amigos.
Os workaholics são menos produtivos do que os colegas com uma atitude e uma aproximação mais saudáveis ​​ao trabalho.
Seja qual for o caso, a compulsão ao trabalho tem levado muita gente a terapeutas e grupos de autoajuda por anos. Pode até ser mortal. Um estudo do governo japonês descobriu que um quinto da força de trabalho japonesa está em risco de morte por excesso de trabalho.
O excesso de trabalho não é apenas um problema no Japão. Workaholics Anônimos, um programa de 12 passos que se modela no sucesso do Alcoólicos Anônimos, realizou sua primeira conferência internacional no Reino Unido, com participantes de todo o mundo. Workaholism não é uma desordem oficial, mas não deve ser considerado como apenas um comportamento. Tem havido pouca pesquisa sobre os motivos que levam ao workaholism. Mas isso está mudando. Nos últimos anos, o fenômeno começou a chamar mais atenção e está sendo tratado mais seriamente do que apenas um título.
Workaholism não é reconhecido como uma condição médica, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Psiquiátrica Americana, que é considerado o padrão no diagnóstico de transtornos mentais.
Mas mesmo sem uma definição precisa, seu impacto está sendo vinculado à saúde, local de trabalho e questões mentais, e os pesquisadores estão acompanhando. Uma análise recente feita pela Universidade da Geórgia mostrou que, entre outras coisas, os workaholics são menos produtivos do que colegas com uma abordagem ao trabalho mais saudável.
Outro estudo publicado pela Universidade de Bergen, na Noruega, ligou tendências de excesso de trabalho a outros problemas psiquiátricos, como transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade e depressão.
Bem, o vício em trabalho é uma compulsão – um impulso obsessivo e fora de controle. O workaholism não é definido por horas, é definido pelo que está acontecendo dentro de nós. Um workaholic é alguém que está nas pistas de esqui sonhando em estar de volta ao trabalho. Um trabalhador saudável está no trabalho, sonhando em estar nas pistas de esqui. Há uma história do marido, que dizia à esposa ir ao ginásio, mas na verdade ia trabalhar. E, na volta, para disfarçar, molhava sua camisa com água para parecer que voltava suado.
Como saber se você é um workaholic? A Universidade de Bergen usa sete critérios básicos para identificar o vício em trabalho, numa escala de cinco graus: (1) Nunca, (2) Raramente, (3) Às vezes, (4) Frequentemente e (5) Sempre. Se você marcar “frequentemente” ou “sempre” em pelo menos quatro dos sete critérios, você pode ser um workaholic.
• Você pensa em como pode liberar mais tempo para se dedicar ao trabalho.
• Você gasta muito mais tempo trabalhando do que inicialmente pretendido.
• Você trabalha para reduzir sentimentos de culpa, ansiedade, desamparo e depressão.
• Você foi aconselhado por amigos para reduzir sua carga de trabalho, sem escutá-los.
• Você fica estressado se você está impedido de trabalhar.
• Você priva hobbies, atividades de lazer e exercícios por causa de seu trabalho.
• Você trabalha tanto ao ponto de ameaçar sua saúde.
Não há muitos resultados positivos para justificar a obsessão pelo trabalho, apesar do conceito de workaholism muitas vezes estar ligado a características tais como, ser mais competitivo, ambicioso e produtivo.
*Por Lineu Vitale

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 26 mar.

Advertisement

Advertisement

Categorias

Media of the day

You cannot copy content of this page