Business Paola Tucunduva

Se quisermos acompanhar o mundo, é um requisito ser criativo e inovador!

Paola Tucunduva é coach de empreendedorismo com 28 anos de experiência. Contatos: paolatucunduva.com.br paola@tucunduva.com.br
Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Entendendo qual a relação entre Inovação e Criatividade

Se você for criativo, você gosta de um bom desafio. Você pode criar novos conceitos rapidamente. Você abraça a mudança.
Mas todas essas coisas o tornam inovador? Não! É importante entender essas distinções.

Para que possa ficar bem claro qual é a relação entre inovação e criatividade, vamos primeiro definir cada uma, diferenciá-las e relacioná-las.

O que é criatividade?

A criatividade é a capacidade ou ato de ser criativo, conceber algo original ou incomum, criar, inventar. É a qualidade relacionada a quem possui ideias originais.

Naturalmente, todos temos o potencial criativo dentro de nós, mas ela não deve ser vista apenas como um talento, mas sim como uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida e aperfeiçoada.

O que é inovação?

Inovação é, em máxima síntese, sobre gerar valor. Inovação é a implementação ou criação de algo novo que agrega valor para os outros, que resolve um problema ou cria uma vantagem.

Como disse, a criatividade sendo uma ideia que ainda não é realidade, a inovação é a realidade dessa ideia.

As diferenças entre criatividade e inovação.

Se você tem uma reunião de brainstorm com dezenas de novas idéias, então você demonstrou criatividade, mas não há inovação até que algo seja implementado.

A principal diferença entre criatividade e inovação é que a primeira se refere à concepção de uma nova ideia, enquanto a última envolve a conversão dessa ideia em uma mercadoria comerciável. O Cirque Du Soleil não inventou o circo. Na realidade seu fundador, o canadense, Guy Laliberté observou uma mudança no comportamento das pessoas em relação a esse modo de entretenimento e criou uma experiência diferenciada, quebrando um paradigma ao não utilizar animais em cena.”

Então, qual a relação entre inovação e criatividade?

A partir desse ponto você já pode dizer qual é a relação entre inovação e criatividade: criatividade e inovação não são a mesma coisa, mas complementam.

Ou seja, Inovação é a imaginação aplicada para resolver problemas.

A criatividade vira inovação quando você transforma uma solução criativa num empreendimento criativo.

Por que você precisa de criatividade e inovação nos negócios?

Tanto a criatividade quanto a inovação desempenham papéis importantes em qualquer empreendimento.

Os empreendedores de sucesso percebem isso e se destacam na busca de novas oportunidades. Eles são solucionadores de problemas por natureza e estão sempre buscando novas soluções para os problemas do dia a dia. As ideias mais criativas são geradas conectando pontos que a maioria nem pensaria em conectar, impulsionada por uma compreensão apurada do que os consumidores realmente desejam e precisam, através da identificação da necessidade dos seus clientes levando em consideração uma solução criativa que gere um produto inivador posicionado de forma que seus benefícios sejam facilmente entendido pelo potenciais consumidores.

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 19 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page