Dupla de brasileiros cria curso para ensinar Bookkeeping. Foto: Marcelo Guanabara
Business

Descomplicando a contabilidade americana

Com didática clara e prática, dupla de brasileiros cria curso para ensinar Bookkeeping e outros pontos da área contábil americana.
Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Entender todos os meandros da contabilidade nos Estados Unidos é algo que tira o sono não só dos brasileiros que vivem aqui, mas até mesmo de quem nasceu na América. O medo de contratar alguém pouco qualificado ou de ter que pagar uma quantia exorbitante preocupa a todos. Foi pensando nessa demanda que os brasileiros Abel Fiorot Loureiro e Leonardo Resende decidiram criar um curso de registros das transações contábeis (Bookkeeping) 100% em português e o resultado foi tão bom que eles já estão lançando novas turmas e novos cursos dentro do segmento.

Abel está nos Estados Unidos há cinco anos, quando residia no Brasil, construiu uma carreira sólida como professor no Ensino Superior, lecionando por quinze anos em várias instituições, com destaque para o Ibmec e a FGV – Fundação Getúlio Vargas. Vivendo aqui, deu início a novos estudos e trabalhou em um banco de investimento até conhecer Leonardo com quem foi trabalhar há um ano e meio, assumindo o cargo de Diretor de Consultoria Empresarial da Leader Associates.

Leonardo já está nos Estados Unidos há 20 anos, é Certified Public Accountant (contador público certificado), é CEO e fundador da Leader Associates, que é uma empresa especializada em contabilidade, tributação e consultoria empresarial.

Antes mesmo de se conhecerem, ambos já haviam notado que havia uma demanda por um curso de Bookkeeping e outros pontos da área contábil, Abel chegou inclusive a elaborar um esboço, mas a ideia veio realmente a ganhar forma a partir de sua parceria com Leonardo e após muito trabalho para montar um curso de qualidade. “Percebemos que muitos tinham grandes dificuldades para fazer corretamente o registro das transações contábeis, e apesar de existirem vários cursos assim em inglês, não tinha nenhum em português, acabamos estruturando melhor o curso juntando a experiência do Léo e a minha, somando forças, onde criamos uma empresa específica para oferecer treinamentos qualificados ao mercado norte-americano: a Booksly, LLC”, pontua Abel.

Leonardo Resende, CEO da Leader Associates e sócio-fundador da Booksly LLC. Foto: Marcelo Guanabara

Antes de criarem o curso, a dupla realizou algumas palestras e lives sobre o tema Bookkeeping nos grupos de networking e o feedback foi positivo. “Notei que há uma alta procura por bons funcionários que saibam fazer os lançamentos contábeis corretamente e que havia a oportunidade para qualificar profissionais para ajudarem a outros clientes e também possivelmente para trabalharem no nosso escritório, vimos ainda que há uma demanda alta para quem já está atuando em escritórios de contabilidade, mas não tiveram um treinamento adequado”, comenta Leonardo.

Diante desse contexto, a dupla arregaçou as mangas e decidiu partir para a ação, visando lançar o primeiro curso 100% em português de Bookkeeping nos EUA. “Decidimos juntar as nossas experiências, o Abel montou o material, apostilas, entrou com a parte didática e metodológica e eu com a parte mais técnica como CPA”, explica Leonardo.

A ideia deu tão certo, que o curso lançado em fevereiro deste ano, irá iniciar a sua quarta turma agora em novembro. Além disso, em outubro, a Booksly lançou um curso de Análise Financeira de Desempenho (KPIs) e estuda apresentar mais novidades em 2022. “Além dos dois que já lançamos, pretendemos disponibilizar mais cinco novos cursos: Investimentos nos Estados Unidos, Abertura de Empresas, Tax Preparation – Preparação de Imposto de Renda, Formação de Preços e Payroll – Folha de Pagamento”, explica Abel.

Como funciona o curso

O curso de registros das transações contábeis (Bookkeeping) da Booksly é totalmente online, tem duração de um mês, com duas aulas ao vivo por semana de três horas de duração cada. O objetivo é ensinar como funciona a contabilidade nos Estados Unidos e não necessita de nenhum curso anterior para poder participar. “Esse curso possui três diferentes perfis de alunos: os estudantes de contabilidade, que já sabem a parte teórica, mas não a prática; donos de empresa e funcionários que querem tomar as rédeas e saber como fazer a contabilidade; e outros que querem aprender para poderem prestar serviços para outras empresas”, explica Leonardo.
Abel destaca outro ponto importante sobre o curso. “Além das aulas ao vivo, temos um material didático bem personalizado para atender aos objetivos de ensino e aprendizagem, temos também um grupo de Whatsapp onde os alunos tiram as dúvidas. Todo o conteúdo é aplicado de forma prática no software QuickBooks Online, que é o padrão aqui nos EUA, cerca de 85% dos pequenos negócios utilizam este sistema”.

Abel Fiorot Loureiro, Diretor da Leader Associates e sócio-fundador da Booksly LLC. Foto: Marcelo Guanabara

Para ter acesso ao curso, os alunos inscritos entram no site através da plataforma Zoom, podem ligar as câmeras, assistirem às aulas, resolverem exercícios etc. “Temos alunos de diversos locais, como Califórnia, Massachusetts, do próprio Brasil, Angola e até uma brasileira que estava em Dubai”, conta Abel.

Os cursos são 100% em português, mas Abel e Leonardo não descartam futuramente abrirem turmas em espanhol e inglês.
Curso de Análise Financeira de Desempenho (KPIs)

No caso do curso de Análise Financeira de Desempenho (KPIs), o pré-requisito é que o interessado já tenha conhecimento contábil ou já tenha feito o curso de Bookkeeping da Booksly, pois seu conteúdo é um pouco mais avançado.

Animado com o resultado dos cursos, Abel comenta: “Estamos contribuindo com a criação de um rol de novos profissionais qualificados no mercado americano, o que é muito importante e gratificante”.

Leonardo também demonstra otimismo: “O feedback dos alunos está sendo muito bom durante e depois do curso, tanto que alguns novos alunos são indicações dos que aprenderam com a gente”.

Serviço

Para entrar em contato e saber mais informações sobre o curso, basta acessar: www.bookslyllc.com

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 23 jul.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page