Alexandre Damiani
Business

“Quer ter sucesso, pague o preço”- Alexandre Damiani, fundador do Grupo Recomendo

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

O empresário Alexandre Damiani nasceu na capital paulista, é casado com Ana Paula Damiani e pai de três meninas. A família se mudou para os EUA em 2014, sem muita certeza do que ia encontrar por aqui. Os primeiros três anos como imigrantes, sem amigos e sem o domínio do inglês, não foram fáceis. Mas foi em 2018 que Alexandre percebeu que poderia, sim, transformar a sua vida no novo país que escolheu para viver. Hoje ele desfruta do sucesso da sua própria empresa e da liderança do Grupo Recomendo USA. Ele acredita que tudo aconteceu por sempre manter valores que considera primordiais para a conquista do sucesso em qualquer lugar: ética, lealdade e comprometimento. E você vai conhecer um pouco mais dessa história nesta entrevista. Confira.

Qual o conceito do Grupo Recomendo e o que ele traz de significativo para o empresário brasileiro na FL?
O conceito do Recomendo sempre esteve alinhado com minha filosofia de vida. Sempre fui um apaixonado por ajudar micro e pequenos empresários a se descobrirem e descobrirem o potencial de seus negócios. Poder unir empresários em um grupo, para juntos podermos nos tornar referências de negócios, para as outras pessoas. E percebi nos EUA que eu tinha um cenário maravilhoso, pois mesmo com muitos anos aqui, todos os brasileiros que conheci se sentiam estrangeiros. E a sensação de que brasileiro não era unido e que carregava nas costas a frase: “Não faça negócio com brasileiros”. Em fevereiro de 2016 decidi abrir o primeiro grupo, onde nosso foco era nos ajudarmos como empresários e nos apoiarmos como amigos. Levando a nossa qualidade para as alturas e respeitando as individualidades e o tamanho de cada empresa.
Foi marcante este primeiro grupo, com o encontro de pessoas que acabaram de chegar e aquelas que estão aqui há 30 anos. Empresas individuais e empresas com centenas de funcionários. Esse arsenal de conhecimentos e diferenças unidas por uma causa. A causa de fazer o bem, de trazer clientes uns pros outros e com a nossa cara, sem nenhum tipo de ganho financeiro envolvido, sem nenhuma comissão permitida. Nossa moeda de troca são nossos clientes. Eu te ajudo trazendo clientes e você me ajuda me trazendo clientes. Assim, depois de três anos, chegamos a 15 grupos com mais de 220 empresas no nosso time. Empresas que hoje recebem mais de 50% de seu faturamento mensal, vindo das indicações dos membros de seu grupo.
Queremos que o brasileiro se sinta em casa, quando vem para uma reunião do Recomendo. Que ele sinta que nesse lugar todos torcem para o seu sucesso. Nos grupos, aceitamos apenas uma empresa por segmento, o que faz com que não exista competição interna em nosso time e também faz com que todos referenciem a mesma empresa para cada área.
Como os empresários podem fazer parte do Grupo Recomendo? Quais são os eventos programados para este ano?
Temos reuniões semanais em quase toda a Flórida. Em quase todos os dias da semana e horários. Todos estão convidados a participar de nossas reuniões como convidados, sem custo algum, para nos conhecer. Serão bem- vindos, terão um café delicioso e a oportunidade de conhecer empresários éticos, leais e comprometidos. Além das nossas reuniões mensais, teremos em julho o maior Congresso Empresarial, feito para brasileiros nos EUA.

Fale um pouco sobre esse evento Jornada Empreendedora, que vai acontecer em Orlando.
O evento nasceu da união de cinco sonhadores, que agora são sete, e que, sem recursos ou experiência, levaram um projeto para a Universal Resort, com o desejo de tê-los como parceiros. Em 2018 eles sediaram o evento, mas com o sucesso que tivemos em 2019, temos o orgulho de tê-los como patrocinadores oficiais. Nos dias 3, 4 e 5 de julho teremos grandes nomes americanos e brasileiros dividindo o mesmo palco, com palestras que vão levar os empresários a um nível jamais imaginado. Será transformador poder ter nomes como Kevin Harrington do Shark Tank, Frank Belzer da Universal Resort, Alexandre Damiani do Recomendo, Manoel Suhet da BTD, João Paulo Pacífico do Instituto Gaya e muitos outros. Teremos também mais de 60 empresas expondo suas marcas e vendendo seus serviços e produtos.

O que o evento traz de diferencial para os empresários brasileiros?
Traz o diferencial de transformar a vida dos participantes com conhecimento de qualidade, com conexões entre pessoas e empresas, gerando milhões e milhões de dólares em negócios. Vai gerar exposição das marcas e das pessoas que lá estiverem. Esperamos mais de 4 mil pessoas nos visitando, nesses três dias de evento.

Na sua opinião, o que os chamados empresários de sucesso têm em comum?
Posso citar algumas dezenas de qualidades que fazem dos empresários de sucesso pessoas diferenciadas no mercado. E o mais importante é passar para o nosso leitor, que às vezes tem todas essas qualidades com ele, mas a “chave ainda não virou”. Isso mesmo, sobre o sucesso, não podemos dizer o momento exato em que aconteceu, mas conseguimos ver que a “chave virou” em algum momento e os resultados foram surgindo. Para ter sucesso, precisamos de muitas habilidades. Entre as que considero mais importantes, estão:

– acreditar que o impossível vai acontecer. A maioria dos meus projetos, quando estes foram imaginados, era quase impossível de acontecer, mas eu tinha uma certeza no coração. Que se eu desse meu melhor, sem passar por cima de pessoas ou de princípios, e se esse projeto fizesse bem às pessoas, Deus estaria nele e nada poderia me parar. A Fé de fato move montanhas.

Foco – vejo que este talvez seja o maior problema dos empreendedores, ainda mais nos EUA, onde a cada dia nos aparece uma boa oportunidade de ganhar dinheiro e ter sucesso. Mas posso garantir que, se não tiver foco, vai começar muitas coisas e não terminar nenhuma. Então, decida o caminho que vai seguir e, mesmo que aconteça de esse caminho ser bloqueado por algo gigante, pare em frente do obstáculo e o destrua.

Liderança – todo empresário de sucesso deve desenvolver sua liderança, pois não temos como ter sucesso, sem pessoas que nos ajudem, que vibrem com nossa missão, que façam de nossa missão a sua missão. O empresário de sucesso deve ter uma legião de guerreiros ao lado dele, para que ele – líder – possa suportar as dores da batalha, pois ter sucesso é uma batalha dura, longa, intensa e, acima de tudo, solitária e triste, se você for sozinho.

No cenário econômico atual dos EUA, qual dica você daria para quem está empreendendo hoje?
O cenário americano é, na minha opinião, um ambiente propício para se ter sucesso, pois a economia, fator que atrapalha muito os jovens empresários, é estável. Mas não podemos nos enganar, que qualquer um pode ter sucesso por aqui, aliás, todos podem, mas poucos estão de fato comprometidos e dispostos a pagar o preço.
Esta é minha dica para ter sucesso. Você deve estar disposto a pagar o preço. Todos querem o corpo do atleta, mas poucos acordam às 5 da manhã para treinar. Todos querem o título de doutor, mas poucos querem investir horas e horas de estudo. Muitos querem o resultado dos empresários de sucesso, mas poucos querem dar sua vida por isso.
Quer ter sucesso, pague o preço.

Na sua opinião, como o pequeno empresário consegue se destacar em um mercado competitivo, principalmente nessa era digital?
Estou escrevendo uma tese, exatamente com essa pergunta. E afirmo com todas as letras, baseado em pesquisas, que a era digital vai matar os pequenos que não investirem em relacionamento pessoal com clientes, fornecedores e funcionários. Se o pequeno não pegar a pasta e for vender seu produto de porta em porta, não participar de eventos empresariais, não visitar seus clientes pessoalmente e esperar que as redes sociais façam esse serviço, vai morrer. Isso é fato e realidade. Então, meu caro empreendedor e amigo. Está na hora de se relacionar de verdade com seus clientes, pois eles são seu maior exército de vendas. Não os substitua pelo vendedor digital (Facebook, Instagram, YouTube, Google), pois eles são importantes, mas nunca vão superar o olho no olho, o aperto de mãos e a emoção de uma experiência com seres humanos. Seus clientes vão amar você e, se conseguir isso, sua empresa vai voar.

alex@recomendemusa.com
facebook.com/alexandrerecomendousa
recomendo.alexandre – Instagram

Foto: Daydream Fotografia

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 5 nov.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page