Quando praticamos autocompaixão nossas vidas ficam menos pesadas
Vida e Saúde

Quer ser mais feliz? Pratique autocompaixão

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Por Dr. Ana Gouvea

Eu não fiz isso certo! Podia ter feito melhor! Não sou bonito! Ninguém realmente gosta de mim! Não consegui fazer todas as coisas que queria hoje! Não sirvo para nada mesmo!
Você se identifica com alguma das sentenças acima? A maioria das pessoas responde que sim e adiciona outras sentenças negativas na lista, porque essa lista pode ser infinita… Se você parar por cinco minutos e prestar atenção aos seus pensamentos, o que você vai notar? Quais pensamentos sobre você passam pela sua mente? São pensamentos positivos? Negativos? Você se dá valor? Você reconhece as coisas boas em você? Você se elogia?

Quando fazemos esse exercício, notamos que frequentemente somos muito duros com nós mesmos. Falta-nos autocompaixão. Ficamos ruminando os nossos “defeitos”, os nossos “erros” e nos desvalorizando. Às vezes, é mais fácil ter compaixão com outra pessoa do que com nós mesmos. É mais fácil consolar os nossos amigos quando eles cometem um erro do que aceitar que também cometemos erros. Essa tendência a nos autoflagelar causa sofrimento e infelicidade. Para sermos felizes, precisamos cultivar pensamentos positivos e praticar autocompaixão. Precisamos nos dar permissão para ser felizes, para estar em paz e para viver com menos sofrimento.

Pensamentos negativos sobre nós mesmos são como nuvens negras poluindo a nossa mente. Precisamos ter consciência de que eles existem e mudar o tom. Em vez de ficar infeliz por horas, porque não conseguiu fazer todas as coisas que queria no trabalho ou em casa, pense em tudo o que você fez. Provavelmente você fez muitas coisas, mas está focando no que não fez. Seja gentil com você, como seria com um amigo. Quando praticamos autocompaixão, nossas vidas ficam menos pesadas porque somos menos pesados com nós mesmos. Autocompaixão tem um efeito exponencial, porque nos ajuda a sofrer menos, a lidar melhor com as adversidades da vida e a ser mais felizes. Quando somos mais felizes, as pessoas à nossa volta são mais felizes também. Da próxima vez em que você notar a autocrítica, combata-a com a autocompaixão e se dê um abraço!

 

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 25 jun.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page