Vida e Saúde

Quais alimentos são benéficos para os dentes?

Sending
User Review
0 (0 votes)

Saiba quais são esses alimentos e por que eles trazem benefícios para a higiene bucal

É muito comum pensarmos em alimentos que podem prejudicar a saúde bucal, principalmente quando se trata de alimentos muito duros, com muitos açúcares ou mesmo extremamente ácidos. Mas o que poucos sabem é que existem alimentos que podem ajudar na manutenção da saúde dos dentes; obviamente, esses alimentos não substituem uma escovação eficiente, uso de enxaguantes bucais e visitas regulares ao dentista, mas auxiliam no combate à deterioração dos dentes e na absorção de nutrientes essenciais para uma saúde bucal em dia. Confira quais são esses alimentos:

Leite e seus derivados 

Os queijos e o leite são extremamente importantes na manutenção da saúde bucal e até podem impedir o surgimento de alguns tipos de cáries. Isso porque o leite e seus derivados são ricos em cálcio e fósforo, e juntos eles equilibram o pH da saliva e evitam que ela fique muito ácida e, por consequência, destrua o esmalte dos dentes. Alimentos ricos em açúcar tendem a deixar o pH da saliva mais baixo (ácido), portanto o ideal é comer um pedaço de queijo logo após uma sobremesa para equilibrar a acidez da saliva. Além disso, o cálcio é muito importante para o fortalecimento dos ossos e dos dentes durante a infância, e na fase adulta, para a manutenção e reposição desse mineral, que é perdido com o passar dos anos.

Castanha-do-pará

Essa oleaginosa já se provou ser um alimento que auxilia muitas funções do corpo, mas quase ninguém sabe que ela também tem atuação na higiene bucal. Isso é devido ao fato de liberar seu óleo natural ao ser mastigada, e esse óleo previne o surgimento e a proliferação de diversas espécies de bactérias, que são responsáveis pela criação de cáries. A indústria farmacêutica já aprovou e passou a incluir óleo de castanha-do-pará na formulação de diversos cremes dentais, justamente pela sua propriedade de proteção anticárie.

Aipo

O aipo é outro alimento que possui duas funções na manutenção da saúde bucal. A primeira é que seu alto teor de fibras faz com que seja necessário mastigar diversas vezes o alimento, e esse ato estimula a produção de saliva, que neutraliza a ação de bactérias que causam cáries e mau hálito. A segunda função é sua natureza levemente abrasiva que massageia as gengivas e ajuda a remover a placa bacteriana dos dentes, também evitando o acúmulo de matéria orgânica no esmalte.

Frutas e legumes ricos em vitamina C

A vitamina C é um potente antioxidante natural que auxilia no aumento da imunidade do corpo. No entanto, essa vitamina também auxilia na manutenção da saúde das gengivas, evitando sangramento e sensibilidade na região. Alimentos ricos em vitamina C são laranja, morango, acerola, couve, entre outros. Deve-se lembrar que é preciso escovar os dentes 30 minutos ou mais após a ingestão de frutas ácidas, como laranja, limão e abacaxi. Os profissionais de odontologia alertam para esse tempo de espera, pois o ácido presente nessas frutas torna o esmalte dos dentes levemente “amolecido” e mais suscetível à fricção das cerdas das escovas. Escovar os dentes imediatamente após comer frutas muito ácidas pode ser prejudicial para a estrutura do esmalte. 30 minutos após a ingestão já é tempo suficiente para a estrutura do esmalte voltar a sua dureza normal e poder realizar a escovação sem problema algum.

Foto: iStock

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: seg, 6 fev.

Advertisement