User Review
( votes)Nem sempre a arte está nas ruas, galerias ou museus. Em Miami, um parque aquático submerso vem sendo considerado o mais inovador e ousado projeto de arte na orla de Miami Beach.
O conceito foi desenvolvido pelo arquiteto Shohei Shigematsu com curadoria de Ximena Caminos e parcerias da cidade de Miami, The Reef Line e Coral Morphologic, surpreendendo com nove milhas de instalações de diversos artistas renomados como Leandro Erlich e o brasileiro Ernesto Neto.
A primeira milha deve ser finalizada em dezembro deste ano em tempo da maior feira de arte do mundo, a – Art Basel.
A faixa de coral artificial está sendo criada com a colaboração de biólogos marinhos da Universidade de Miami e de Harvard, além de arquitetos e engenheiros marinhos, e tem vários objetivos além da preservação ecológica, como, por exemplo, atrair mais turismo para área e desenvolvimento à comunidade local. A faixa deste parque aquático começa em South Beach e corre em direção ao norte. As esculturas serão colocadas a 15 e 20 pés de profundidade.
Miami foi escolhida por seu papel de destaque global na arte e cultura, na tecnologia de barreiras de corais e sua constante necessidade de adaptação a mudanças climáticas.
A primeira barreira de corais artificiais em Miami foi feita em 2000 abrindo caminho para este projeto ainda maior e mais criativo unindo a arte com a tecnologia juntamente com a necessidade da proteção ecológica devido aos constantes desafios meteorológicos.
O premiado artista Leandro Erlich nasceu na Argentina e vem de uma família de arquitetos. Ele morou na França e nos Estados Unidos, e desde muito cedo começou a mostrar seu trabalho internacionalmente inclusive na Bienal de Veneza. O artista começou pintando e mais tarde interessou- se pela arte de esculpir usando a arquitetura urbana como inspiração.
Ernesto Neto é brasileiro do Rio de Janeiro e é um artista multimídia, faz esculturas e instalações de grandes proporções, já teve seu trabalho a mostra em muitos lugares do mundo, inclusive no prestigiado Moma de Nova York.
Para quem gosta de arte e tem espírito esportivo e aventureiro, o programa de um dia de sol em Miami Beach poderá em breve incluir uma visita a esse novo parque marinho!
Para saber mais sobre o projeto e fazer doações visite: TheReefLine.org ou oma.eu/projects/the-reefline
Comente