Fotos: OMA/Thereefline.org
Arte Jade Matarazzo

Parque aquático se torna projeto de arte inovador

Por Jade Matarazzo. Premiada fotógrafa brasileira, formada pelo Art Institute of Fort Lauderdale. Também realiza projetos para beneficiar artistas brasileiros no exterior. Email: jade@jadephotoart.com
Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Nem sempre a arte está nas ruas, galerias ou museus. Em Miami, um parque aquático submerso vem sendo considerado o mais inovador e ousado projeto de arte na orla de Miami Beach.

O conceito foi desenvolvido pelo arquiteto Shohei Shigematsu com curadoria de Ximena Caminos e parcerias da cidade de Miami, The Reef Line e Coral Morphologic, surpreendendo com nove milhas de instalações de diversos artistas renomados como Leandro Erlich e o brasileiro Ernesto Neto.
A primeira milha deve ser finalizada em dezembro deste ano em tempo da maior feira de arte do mundo, a – Art Basel.

A faixa de coral artificial está sendo criada com a colaboração de biólogos marinhos da Universidade de Miami e de Harvard, além de arquitetos e engenheiros marinhos, e tem vários objetivos além da preservação ecológica, como, por exemplo, atrair mais turismo para área e desenvolvimento à comunidade local. A faixa deste parque aquático começa em South Beach e corre em direção ao norte. As esculturas serão colocadas a 15 e 20 pés de profundidade.

Miami foi escolhida por seu papel de destaque global na arte e cultura, na tecnologia de barreiras de corais e sua constante necessidade de adaptação a mudanças climáticas.

A primeira barreira de corais artificiais em Miami foi feita em 2000 abrindo caminho para este projeto ainda maior e mais criativo unindo a arte com a tecnologia juntamente com a necessidade da proteção ecológica devido aos constantes desafios meteorológicos.

O premiado artista Leandro Erlich nasceu na Argentina e vem de uma família de arquitetos. Ele morou na França e nos Estados Unidos, e desde muito cedo começou a mostrar seu trabalho internacionalmente inclusive na Bienal de Veneza. O artista começou pintando e mais tarde interessou- se pela arte de esculpir usando a arquitetura urbana como inspiração.

Ernesto Neto é brasileiro do Rio de Janeiro e é um artista multimídia, faz esculturas e instalações de grandes proporções, já teve seu trabalho a mostra em muitos lugares do mundo, inclusive no prestigiado Moma de Nova York.

Para quem gosta de arte e tem espírito esportivo e aventureiro, o programa de um dia de sol em Miami Beach poderá em breve incluir uma visita a esse novo parque marinho!

Para saber mais sobre o projeto e fazer doações visite: TheReefLine.org ou oma.eu/projects/the-reefline

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 24 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page