User Review
( votes)Ele nasceu em Niterói, mas passou a maior parte da vida na cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Psicólogo e professor do MBA de Gestão de Pessoas na Universidade Católica de Petrópolis e consultor do Sebrae, Mauricio Braz mudou-se para a Flórida, após receber um convite do Boca Raton Futebol Club para desenvolver o processo de liderança com os jogadores, na comunicação, motivação e ambiente positivo. Além de empregar sua experiência com empresas, em projetos de desenvolvimento de parcerias e patrocínios, Braz é especializado em neurofeedback e conta detalhes dessa técnica nesta entrevista para a Acontece Magazine.
Mauricio, o que é exatamente o neurofeedback?
Trata-se de um equipamento computadorizado que monitora o cérebro (ondas cerebrais), nível de estresse e o sistema simpático (que é o acelerador do corpo) e o parassimpático (que é o freio do corpo), assim como, a reação neura emocional (a pressão do ambiente externo) e a resposta neura emocional (pressão pelos sentimentos e emoções). Esse equipamento é tão preciso que indica as melhores técnicas de relaxamento, atenção, memória, foco e criatividade para cada pessoa, desenvolvendo assim, um treinamento individual muito mais rápido e preciso, promovendo o equilíbrio do organismo como um todo. O autoconhecimento, a gestão das emoções e a qualidade de vida são os principais ganhos dessa técnica.
Você se auto intitula um “psicólogo positivo”. O que significa exatamente esse título na sua profissão?
Sou pós-graduado em psicologia positiva, que surgiu aqui nos EUA, no ano de 1998, através de Martin Seligman, então presidente da Associação de Psicologia Americana (APA). Seu objetivo era quebrar o paradigma reinante de ter que tratar as pessoas pela dor e pelo passado. O foco da psicologia positiva é trabalhar o presente e preparar o indivíduo para o futuro, buscando o que lhe dá prazer para fazê-lo se movimentar nessa direção. É um método todo baseado em estudos científicos e trabalha as emoções, os objetivos e a qualidade de vida e bem-estar. Fui um dos três brasileiros convidados para falar no 17º Encontro Mundial de Psicologia Positiva em Toronto, no Canadá, neste ano, sou coautor de um livro e tenho uma tese científica sobre o tema.
Como é feito o tratamento da psicologia positiva? Em quanto tempo os seus pacientes percebem que ele está dando resultados?
Os tratamentos com a técnica da psicologia positiva junto ao neurofeedback são considerados terapias de breve duração, em média levando entre 8 e 16 semanas (com um ou dois encontros semanais). A variação do tempo de duração se deve ao nível de ansiedade individual e do tempo que a pessoa está exposta a esse problema. Alguns casos pontuais podem necessitar de um tempo maior.
Qual o perfil dos seus pacientes?
O perfil é extremamente variado, pois essas técnicas abrangem praticamente todos os tipos de pessoas, desde empresários, estudantes e atletas (que buscam o alto desempenho) a adolescentes com dificuldades de aprendizado ou déficit de atenção (TDA, TDAH, ADD), como também a melhor idade (memória e concentração) e pessoas que sofrem com cefaleias (dores de cabeça).
A partir de que idade as pessoas podem buscar o neurofeedback e a psicologia positiva?
Não existe uma idade mínima ou máxima. Acredito que a partir dos sete anos e até os noventa e sete anos (risos) as pessoas estão aptas.
Como essa vertente da psicologia utiliza a tecnologia computadorizada?
São técnicas que se somam para multiplicar resultados. Dentro do processo outras técnicas e conceitos também são utilizados como a neurociência, a programação neurolinguística, o coaching, a constelação sistêmica (familiar ou profissional), entre outras. Esse conjunto de conhecimentos acelera o processo e os resultados.
Onde você se especializou? Essa técnica é muito utilizada aqui nos EUA?
Tenho formações no Brasil e nos EUA, publicação de tese científica pela Universidade de Coimbra em Portugal e sou coautor de um livro pelo Instituto Internacional de Psicologia Positiva, com o tema “Mapeando e Desenvolvendo Qualidades Humanas”.
Onde você atende e ministra suas palestras?
Atendo em Boca Raton, em local próprio ou na casa ou local de trabalho de meu cliente. Sou palestrante internacional (Brasil, Portugal, Estados Unidos) e promovo palestras com temas variados que vão da neuro vendas, neuro liderança, neuro comunicação, neuro negociações até a inteligência emocional e as múltiplas inteligências.
Como está sendo o feedback das pessoas quanto à psicologia positiva?
Tenho resultados fantásticos com atletas de UFC, futebol, basquete e atletas de jiu-jitsu como o Ryan Shaughnessy, que faz treinamento de neurofeedback comigo e foi campeão mundial na sua categoria, no dia 2 de junho, na Califórnia. Ótimos resultados também com empresários e estudantes, bem como, adolescentes com déficit de atenção. Mas um caso é especial aqui nos EUA. É o de um cliente com Mal de Parkinson que, em apenas dois meses, teve evidentes sinais de evolução (melhora da qualidade de vida através da melhora do sono, da facilidade do trato intestinal, da gestão do nível de ansiedade e da promoção de movimentação aos membros). E acrescento um conceito de Albert Einstein, que norteia minha vida: “loucura é achar que em se fazendo as mesmas coisas, teremos resultados diferentes.” Para buscar novos horizontes temos de mudar uma nova forma de ver as coisas.
Para saber mais sobre o trabalho de Maurício Braz, visite [facebook.com/mauricio.braz.940] ou pelo telefone (561) 929-1684
Foto: Arquivo pessoal
Comente