News

ONU pede garantia de segurança para força de paz após explosão no Líbano

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Foto: ONU/John Isaac – Grupo de Observadores do Líbano apoia a implementação do mandato da Unifil em funções que incluem o monitoramento do fim dos confrontos

No sábado, uma explosão no sul do Líbano afetou uma patrulha do Grupo de Observadores do Líbano, resultando em três militares da Organização de Supervisão da Trégua das Nações Unidas e um assistente linguístico nacional feridos. O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou o incidente e enfatizou a necessidade de garantir a segurança das forças de manutenção da paz em todos os momentos.

As vítimas foram transferidas para receber tratamento médico, enquanto a Unifil realiza investigações sobre o incidente. Embora a Agência Nacional de Notícias libanesa tenha relatado que as forças de paz foram alvo de um ataque israelense por drones, o porta-voz das Forças de Defesa Israelenses negou que tenham tido como alvo algum veículo da Unifil na área.

O Grupo de Observadores do Líbano apoia a implementação do mandato da Unifil, que inclui o monitoramento do fim dos confrontos e o apoio ao acesso humanitário para as populações civis, além de proteger as fronteiras do país. Em comunicado, o porta-voz da Unifil sublinhou a responsabilidade de todos os intervenientes no conflito de garantir a proteção dos não combatentes, pedindo o fim das intensas trocas de tiros para evitar mais ferimentos.

A Unifil expressou preocupação com a escalada da tensão no sul do Líbano após os ataques do Hamas a Israel em outubro, destacando que a situação poderia desencadear um conflito mais amplo. A força apelou por um cessar-fogo e instou todas as partes a buscar uma solução política e diplomática sustentável.

Fonte: Adaptado de https://news.un.org/en/story/2022/12/1120392

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 12 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page