News

OMS lança rede global para expandir vigilância sobre o coronavírus

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou recentemente o lançamento da CoViNet, uma nova rede dedicada à vigilância e monitoramento do coronavírus. A iniciativa, que conta com a participação de 36 laboratórios de 21 países em todas as seis regiões da OMS, incluindo a renomada Fundação Oswaldo Cruz, no Brasil, visa detectar, monitorar e avaliar oportuna e precisamente diferentes tipos de coronavírus relevantes para a saúde pública.

Inicialmente focada no Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19, a CoViNet agora amplia seu escopo para abordar uma variedade mais ampla de coronavírus, incluindo o Mers-CoV e potenciais novas cepas. O objetivo é expandir as capacidades globais para detecção precoce, avaliação de risco e resposta aos desafios de saúde relacionados ao coronavírus.

Durante o encontro realizado em Genebra nos dias 26 e 27 de março, representantes dos laboratórios colaboradores finalizaram o plano de ação da rede para os anos de 2024-2025. A meta é garantir que os Estados-membros da OMS estejam melhor equipados para lidar com os desafios apresentados pelo coronavírus, por meio de uma abordagem abrangente que envolve especialistas em saúde humana, animal e ambiental.

A diretora interina do Departamento de Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias da OMS, Maria Van Kerkhove, enfatizou a importância da CoViNet, afirmando que a rede garantirá a detecção, monitoramento e avaliação oportunas dos coronavírus relevantes para a saúde pública. Os dados gerados por meio dessa colaboração serão fundamentais para embasar políticas globais de saúde e direcionar os esforços de combate à pandemia.

Fonte: Adaptado de https://news.un.org/pt/story/2024/04/1829826

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 12 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page