Vejam como nossa coragem e nosso bom gosto podem vencer desafios. Uma jovem executiva me encomendou um quarto onde o espaço não era enorme e ela desejava muito conforto, home office, home theater, revestimentos personalizados com temas florais e o domínio do vermelho. Demanda e projeto desafiadores, mas como vocês podem ver nada impossível para a mulherada!
Decor

O toque feminino na decoração de interiores

Por Myrna Porcaro

Este é o mês das mulheres e muito da qualidade e expansão do mercado do Interior Design e Decoração pode ser creditado a nós, cada vez mais atuantes e determinadas.

Vocês sabem como surgiu o Dia Internacional da Mulher? No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica têxtil nova-iorquina entraram em greve para reivindicar melhores salários e reduzir a absurda carga horária de 16 para 10 horas diárias. Mas o movimento foi duramente reprimido: as tecelãs foram trancadas numa sala e a fábrica foi incendiada, resultando na morte de 130 operárias. Alguns historiadores não admitem essa versão dos fatos, mas a ONU já reconheceu o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Por isso, devemos celebrar e acreditar cada vez mais no nosso talento e competitividade enquanto profissionais, enquanto prestadoras de serviço sempre atentas às necessidades dos nossos clientes e colocando toda nossa sensibilidade para agir e trabalhar a favor dos projetos e soluções. Tudo regado com muito carinho e aquela visão panorâmica multissensorial só das mulheres!

A decoração feminina também tem o papel de levantar nossa autoestima. Todas nós nos sentimos agradecidas e felizes ao ter nossas casas bem arrumadas e decoradas. Não é mesmo? Sua casa deve ter sua personalidade e, se ela refletir sua essência, você se sentirá muito bem nela. Não haverá melhor lugar no mundo.

Essa suíte foi uma perfeita combinação entre o gosto da esposa e do esposo entrevistados por nosso escritório. Utilizamos o estilo comum  do casal, texturas e cores que agradavam aos dois e demos prioridade à demanda feminina em ter na suíte um grande  corner para maquiagem. O importante é que o casal ficou satisfeito!

Primeiro é necessário entender o que desejamos, qual tipo de espaço nos favorece e quais elementos e acessórios nos são mais importantes. Depois, necessitamos achar uma forma de unir tudo isso num projeto de forma inteligente, harmônica e funcional e isso você consegue com a ajuda de um profissional.

Não precisamos de tudo isso porque alguém disse que somos o sexo frágil. Pelo contrário! Precisamos de tudo isso porque somos guerreiras, porque lutamos diariamente para vencer, trabalhamos em três turnos, muitas vezes numa sociedade machista.
Estatísticas mostram que mais e mais mulheres se tornam as líderes das famílias, portanto, aquelas que determinam a linha do projeto e da decoração. As mulheres começam a sonhar com suas casas, pesquisam, se inspiram, e sozinhas ou com ajuda profissional definem o conceito da atmosfera do projeto e daí começam a criação do seu canto mágico. Para si e toda a família, incluindo os participantes masculinos.

Muitos homens – eu diria a maioria – aprendem a entender e a respeitar o raciocínio das mulheres. Alguns também possuem “alma feminina”, o que os leva a valorizar todas essas ferramentas e características do comportamento e lifestyle femininos. Por isso, acabam sendo grandes parceiros das mulheres, seja na vida profissional como na pessoal. E, como sequência, usufruem abundantemente das realizações femininas porque na verdade mulheres e homens se completam, não é mesmo? Isso na Arquitetura e no Interior Design também funciona.

Este loft dedicado a um casal tem tons neutros e iluminação automatizada na medida certa. Todos os espaços  detalhadamente projetados para atender cada um, mas predominando a delicadeza e a feminilidade do projeto

Algumas cores são básicas quando falamos em decoração para as mulheres: rosa e roxo, que podem ser misturados ao cinza e ao marrom, mas também combinar com outras cores como o azul turquesa e o amarelo. As cores mais abertas conferem vida e impacto e são temperadas com tons neutros. Outra coisa bastante utilizada são os espelhos, que podem estar nas paredes, painéis e portas e levam a sensação de amplitude ao ambiente e também podem ser utilizados na decoração – com móveis revestidos em espelho.

Quarto de adolescente incluindo home office,  home theater e minicômoda. O amarelo cítrico e floral em  pontos isolados se destacou na paleta off-white e lavanda

Mulheres têm mais itens para guardar do que os homens. São acessórios, lingeries, maquiagem e outras tantas coisas.

Neste banheiro de suíte máster vemos duas bancadas: uma dedicada ao homem, outra à mulher. No corner feminino, painéis espelhados deslizam sobre perfumes e gavetas de maquiagem revelam os produtos sob o tampo

 

Finalizando, o importante é haver harmonia e funcionalidade em todo o espaço. Mas o toque de feminilidade, leveza e beleza tão específico das mulheres é fundamental. Portanto, parabéns a todas nós! E que nunca nos esqueçamos desse incrível poder.

Gosto muito de utilizar tampos transparentes sobre bancadas com gavetas repartidas por divisórias de acrílico. Essas gavetas separam e organizam as miudezas do universo feminino, mas deixam tudo à mostra

Projetos: Myrna Porcaro – Foto: Daniel Mansur/Jomar Bragança/Ines Antich

You cannot copy content of this page