Foto: Pexels/This is engineering
Business

O empreendedor tira férias?

Sending
User Review
0 (0 votes)

O mês de julho chegou e, para alguns, acompanhado das tão sonhadas e esperadas férias! Hora de se concentrar em atividades que ajudem a relaxar.

Muitos donos de negócio acreditam ser impossível se ausentar da empresa para tirar alguns dias de descanso. Mas, apesar de compreensível, esse conceito precisa ser mudado.

Os benefícios para o empresário e para a empresa ao ter o período de férias

Por mais que se tenha paixão pelo negócio e dedicação para fazê-lo dar certo, a tarefa de gerenciar uma companhia consome uma grande quantidade de energia do seu dono, que, mesmo em horários fora do expediente, fica com o pensamento nos problemas atuais ou em tarefas que ainda precisa realizar.

E a falta de tempo para repor essa energia pode causar problemas que vão desde estafa mental e taquicardia até quadros mais sensíveis, como estresse, depressão e síndrome de burnout, veja os benefícios de tirarférias:

• mais saúde e qualidade de vida;
• estímulo para a criatividade;
• melhorias na capacidade de planejamento;
• energias renovadas para o trabalho;
• disposição para tentar novas ideias e projetos.

Agora que já conversamos sobre os benefícios, que tal compreender como se planejar antes de sair de férias?

Dica #1: Treine alguém para ser o responsável enquanto você não estiver

Em qualquer momento que estiver ausente é preciso que alguém responda por você, não somente nas férias. É importante que essa pessoa tenha autonomia para as tomadas de decisão, de acordo com o seu treinamento.

Dica #2: Avalie a situação financeira da empresa

Antes de tirar férias é preciso analisar como estão as finanças da sua empresa. Faça uma projeção de Fluxo de Caixa para analisar as contas a receber e a pagar da empresa nos próximos dias e, assim, evite surpresas no período que estiver ausente. Também analise como está sua reserva financeira para imprevistos – lembre-se de que é importante ter de 3 a 6 meses de despesas fixas para eventuais imprevistos.

Dica #3: Planeje suas finanças e da família

Mesmo que o caixa da empresa esteja com saldo grande, é muito importante ter em mente que o Capital de Giro é da empresa, não do empresário. Assim, você poderá planejar financeiramente suas férias, sem impactar nas finanças do negócio.

Dica #4: Divida suas férias ao longo do ano evitando ficar muito tempo fora

Se for possível, divida suas férias em dois ou três períodos durante o ano. No caso dos pequenos negócios a presença do dono é muito importante, por isso, ficar 30 dias ausente pode ser muito arriscado. Divida em dois períodos de 15 dias ou três períodos de 10 dias, por exemplo.

Dica #5: Deixe tudo organizado antes de sair de férias

Resolva todas as pendências antes de tirar férias, verifique o que precisa ser feito nos dias em que estará fora e também aquilo que ainda não foi feito e que dependa apenas de você. Não deixe nada acumulado para resolver somente quando voltar.

Dica #6: Treine sua equipe

O processo de gerenciar sua equipe é diário – você precisa recrutar, capacitar e desenvolver sua equipe para ter “senso de dono”. Só assim você terá tranquilidade para tirar férias. Uma equipe sem autonomia e treinamento terá muita dificuldade em ficar sem a figura do chefe, pois depende dele para todas as tarefas. Avalie os processos internos, treine bem os funcionários para saberem seus papéis dentro da empresa e desenvolva comportamentos de liderança, resolução de problemas, criatividade e comunicação entre os colaboradores.

Independentemente do período que você escolher para tirar as suas férias, entenda que o planejamento é essencial para minimizar os riscos de algum contratempo previsível acontecer enquanto você estiver fora.

Agora é só planejar e boas férias!

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 24 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page