Business

O empreendedor de sucesso é apaixonado pelo seu produto, pela empresa ou o seu cliente?

Sending
User Review
0 (0 votes)

Nós sabemos que nem todo dia é fácil na vida de um empreendedor! Para empreender é preciso passar por vários desafios e ter muita, muita persistência para não desistir em frente a tantos obstáculos. No entanto, quem decide empreender já tem uma característica incomum: um empreendedor é uma pessoa que acredita que pode fazer as coisas diferentes, que pode dar o seu melhor, ter uma vida melhor e ser apaixonado pelo que faz.

Os avanços teóricos na área do empreendedorismo fazem surgir novos conceitos que sustentam o desempenho dos negócios e facilitam a análise do comportamento empreendedor. Como consequência, a paixão é uma das experiências mais importantes que compõe o sucesso empresarial. Apesar da paixão ter sido relacionada ao comportamento empreendedor desde Schumpeter, estudos mais recentes consideraram a paixão como uma poderosa força positiva que impulsiona os empreendedores. Vamos analisar a paixão empreendedora e perceber como ela pode influenciar os resultados dos empreendedores.

Melissa Cardon, professora de administração da Pace University, realizou um estudo revolucionário sobre a Paixão, com o título de “A natureza e a experiência da paixão empresarial”. Cardon começou suas pesquisas desenvolvendo uma definição para a “paixão empreendedora”. Para ela, a paixão é um fator fundamental para a autoidentidade de alguém. A paixão empreendedora ajuda a coordenar a cognição e o comportamento dos empreendedores, fornecendo o fogo que alimenta a inovação, a persistência e o sucesso final. Mas de onde vem a paixão empreendedora? Ela realizou um estudo qualitativo com 80 empreendedores e analisou suas histórias para explorar as fontes da paixão empreendedora, vivenciadas pelos empreendedores. No processo de descoberta nas entrevistas concluiu que existem seis fontes principais de paixão empreendedora: paixão por construir/desenvolver o empreendimento, paixão pelas pessoas, paixão pelo produto ou serviço, paixão pela invenção, paixão pela competição e paixão por uma causa social.

Pela minha experiência é fácil perceber que cada empreendedor usa uma dessas fontes de paixão empreendedora para mobilizar sua energia que transforma a ideia em um negócio de sucesso, mas você sabia que a paixão pode ser muito perigosa!!!! Sabe por quê? Quando o empreendedor se apaixona pode ficar cego e ter dificuldade em receber críticas e enxergar as suas falhas e encontrar o que precisa melhorar para alcançar o sucesso. Uma vez assisti uma palestra de um dos fundadores do WAZE e ele disse que um dos fatores críticos de sucesso para a empresa deles foi ouvir os comentários dos usuários que não gostavam, ou entraram, mas não usavam o aplicativo. E se você estiver cego pela paixão dificilmente estará aberto para receber esse tipo de feedback.

Quando você ama o seu negócio, você faz com que as pessoas o amem também, depositando toda a sua energia e dedicando sua vida, seu tempo livre, suas noites de sono bem dormidas. Isso é muito bom, mas cuidado para essa paixão não te cegar.

E pra quem questionar se ser apaixonada pelo seu negócio é suficiente, como empreendedora e especialista em empreendedorismo acredito que não.

Somente a paixão sem estratégia, não garantem a sustentação e longevidade de um negócio, mas afirmo, por experiência própria, que ela é um ingrediente essencial para o sucesso na vida de um empreendedor, porque esse sentimento traz sentido, propósito e realização.

E você? Tem um caso de amor com o seu negócio? Qual é a sua fonte de paixão? Será que essa paixão está te deixando cego?

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 28 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page