Mostra Modernos e Eternos BH - Interior Design: Visionera Arquitetura
Decor Myrna Porcaro

Novo Minimalismo Design 2022

Sending
User Review
0 (0 votes)

Nossa coluna esteve no Brasil semanas atrás e aproveitamos para conferir importantes mostras de decoração em Belo Horizonte e São Paulo. Visitamos também os showrooms mais badalados dessas cidades e vamos contar aqui as tendências antes anunciadas e agora confirmadas para 2022.

Vale lembrar que os profissionais brasileiros que se destacam no Interior Design são super conectados com o melhor do mundo nessa área, portanto refletem um design de ponta e muita qualidade.

Após o lock down de 2020 que manteve quase todos dentro de suas casas por muitos meses a estética do conforto se instalou em diversos nichos como a moda, a decoração e a arquitetura. As tendências nessas áreas andam lado a lado porque elas marcam o comportamento da sociedade. São conceitos abrangentes capazes de prever o que as pessoas vão consumir nos próximos anos. Essa estética é conhecida como comfy.

Entre as apostas para 2022 destaca-se o “novo minimalismo” ou minimalismo acolhedor. Nos últimos dois anos a busca pelo conforto e ambientes acolhedores tornou-se mais intensa.

Mostra Modernos e Eternos BH – Interior Design: Camila Medrado – Fotos: Acervo / Myrna Porcaro

Ambientes austeros, frios e inóspitos não atraem mais ninguém, muito menos aqueles que curtem suas casas. A decoração e as tendências para o Interior Design estão repletas de humanização e são regidas agora pelo bem-estar de cada um, de cada família.
Os espaços voltaram a receber cores vibrantes, porem com uma paleta neutra dominante. Também mostram formas mais vivas, mas direcionadas as atividades do dia-a-dia, mistura de estilos e valorização de peças de época ou que fizeram parte do passado da família. Essa presença traz sempre uma gostosa nostalgia e sensação de conforto às pessoas.

Existe uma invasão de linhas orgânicas, curvas, sempre permeadas com linhas retas formando um conjunto elegante e quase sempre muito aconchegante. A tendência valoriza a simplicidade e funcionalidade de todos os componentes do décor. Os materiais mais confortáveis, com boa qualidade, texturas envolventes, macias ao toque nunca foram tão valorizadas. Em geral tons neutros como os terrosos, os nudes, cinzas e offwhites predominam nas paletas. Tons pastéis estão em alta também, agregam sensação de tranqüilidade.

Mostra Casacor SP 2022 – Interior Design: Juarez Cruz – Fotos: Acervo / Myrna Porcaro

Ambientes integrados

Reforça-se neste momento, uma importante tendência dos últimos anos: a integração dos ambientes privilegiando o uso coletivo do espaço. Dessa maneira é possível obter ambientes mais amplos e repletos de convivência familiar o que é extremamente confortante.

Estilo Retrô

O uso de peças do passado cria um lugar cheio de memórias afetivas. Misturar objetos atuais aos antigos confere personalidade e criatividade que mescla o passado com o presente.

A valorização da Natureza

A busca por uma composição mais natural está em alta e continuará por muitos anos. O que vale é a valorização de materiais naturais como madeira, linho, palha, algodão, fibras naturais, sementes e artesanato em todas as formas. Alem disso a volta de superfícies em madeira, bambu, pedras naturais, pinturas com pigmentos naturais.

Mostra Modernos e Eternos – Ambiente Anna Henkelmann e Camila Belisário – Fotos: Acervo / Myrna Porcaro

Dourado

O dourado continua como tendência e também voltou para ficar, já que esteve em alta nas décadas de 20, 60 e 70. Essa cor metálica remete à abundancia e a prosperidade, trás brilho e requinte a decoração.

A dica principal é investir em objetos, luminárias, cadeiras, espelhos e também em moveis que tragam ferragens ou detalhes em dourado. Claro que não se deve exagerar.

Mobiliário multi-funcional

Visa o melhor aproveitamento dos espaços disponíveis assim o ambiente se tornará mais prático e funcional. Isso sem deixar o conforto e aconchego de lado.

Mostra Modernos e Eternos – Fotos: Acervo / Myrna Porcaro

Plantas em casa

Já faz tempo que as plantas vêm ganhando espaço quando o assunto é decoração. Nesse sentido, elas são uma das tendências de decoração literalmente viva, quase essencial. Também apostamos que veio pra ficar. Sempre bom terá consultoria de paisagistas que orientem quanto às espécies apropriadas para cada local.

Falando de plantas não podemos esquecer os jardins verticais e de inverno que nunca foram tão bem vindos quanto agora. Remetem à uma conexão constante com a natureza e apesar de requererem cuidados especiais, trazem enorme beleza e bem-estar aos nossos ambientes.

Mostra Casacor SP 2022 – Interior Design: Marina Linhares – Fotos: Acervo / Myrna Porcaro

A arquitetura e interior design repensam os espaços residenciais que foram muito testados recentemente. O isolamento obrigatório levou as casas a terem um uso prolongado e ininterrupto e isso nos convida a realinhar as conexões entre as pessoas. Nesse momento é importante inspirar serenidade e calma.

Também é uma tarefa da Arquitetura e do Design através dos profissionais promover ambientes de esperança e recomeço, criando uma atmosfera de cura e bem-estar, onde a saúde física e mental dos seus usuários é mais uma vez colocada como prioridade. Pois é dentro de casa e espaços de trabalho que a vida acontece, não é mesmo?

Por Myrna Porcaro
Interior Designer na Flórida onde assina diversos projetos residenciais.
Para conhecer mais seu trabalho, visite o site myrnaporcaro.com ou Instagram @myrna.designmiami

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

CurrencyRate

Advertisement

You cannot copy content of this page

X
X