Groundhog Day, 2 de fevereiro de 2021
Destaques News

Marmota prevê mais 6 semanas de inverno em meio a nevasca nos EUA

O inverno segue rigoroso nos Estados Unidos, principalmente na região nordeste no país. Nos últimos dias, diversas áreas enfrentam a grande nevasca da temporada. Foram atingidos 14 estados e cerca de 60 milhões de pessoas foram de alguma forma afetadas.

As fortes tempestades de neve deixaram a cidade de Nova York em estado de emergência. Aulas foram suspensas, estradas fechadas e voos cancelados. O calendário da vacinação também foi afetado pela neve, com vacinação suspensa na última segunda-feira, 1 de fevereiro.

Nevasca paralisa o metrô em Nova York Fotos: Glen Sager / MTA LIRR

Dia da Marmota

E quando o inverno acaba? O Dia da Marmota existe justamente para tentar responder esta pergunta. Realizado nos Estados Unidos e também no Canadá, o Dia da Marmota acontece todo dia 2 de fevereiro. 

A tradição se baseia em observar o comportamento de uma marmota (groundhog), após seu período de hibernação, para então prever a chegada da primavera. A cerimônia acontece em Punxsutawney, no estado da Pensilvânia.

Para saber se a primavera chegará logo ou se o inverno irá durar mais, basta observar uma marmota da espécie Marmota monax. Se o animal sair da toca por causa do tempo nublado, o inverno terminará cedo. Já se o dia estiver ensolarado, o animal se assustar com a própria sombra e voltar para a toca, o inverno ainda durará mais seis semanas.

Em 2021, a marmota Phill previu mais seis semanas de inverno nos Estados Unidos!

You cannot copy content of this page