Léo Shehtman
Decor

Léo Shehtman: “Participar da primeira edição da CASACOR Miami é uma grande honra”

Sending
User Review
0 (0 votes)

O trabalho do arquiteto e designer brasileiro Léo Shehtman é marcado pela funcionalidade, beleza e versatilidade. Atento às novidades, participa ativamente de feiras dos segmentos no exterior e faz parte da história de sucesso de uma das mais importantes mostras de decoração do mundo, a CASACOR. Ele está presente no evento desde a sua inauguração em 1986 e estará também na sua primeira edição em Miami, que acontece neste mês de dezembro. Shehtman conta nesta entrevista exclusiva para a Acontece Magazine um pouco de sua trajetória e da expectativa em participar da CASACOR Miami. Confira.

Como a arquitetura entrou na sua vida?
De uma forma ou de outra a arquitetura sempre esteve presente na minha vida, desde cedo observava meu pai trabalhando. Ele projetava e construía habitações populares e edifícios residenciais. Mas embora o admirasse imensamente, naquela época achava que não queria seguir seus passos. Acabei seguindo para o ramo da medicina, em um momento de rebeldia adolescente que não durou nem seis meses. Acabei mudando para arquitetura, mas percebi que precisava observá-la a partir de um outro ângulo, um novo olhar capaz de me representar como profissional e como ser humano. Aproveitei todo o ensinamento fornecido por meu pai e fui descobrir minha própria personalidade como arquiteto.

Qual foi o primeiro importante projeto da sua carreira e quando isso aconteceu?
Logo no final da faculdade tive a sorte de encontrar dois grandes clientes que confiaram suas vidas e seus sonhos em minhas mãos. Surgiu a chance de projetar a futura residência dos meus pais. Foi um projeto importante e meu primeiro grande desafio, no qual tive a oportunidade de revelar ao mundo meu olhar arquitetônico, que ainda estava em processo de amadurecimento naquele momento.

Você já recebeu diversos prêmios pelo seu trabalho, inclusive com os projetos da CASACOR. A que você atribui o seu sucesso, o que você acredita ser o seu diferencial?
Dedicação, estudo e muito trabalho são indispensáveis para qualquer profissional. Particularmente não acredito muito em sucesso, mas sim em reconhecimento. Acredito que reconhecimento é algo que naturalmente acontece quando você se dedica de corpo e alma ao trabalho. Talvez meu único diferencial sejam minha constante busca pela inovação através do meu próximo projeto e uma necessidade profunda que sinto de me reinventar a cada dia que passa.

Você assina projetos desde a primeira edição da CASACOR no Brasil. Como foi o seu primeiro projeto e qual o seu preferido em todos esses anos do evento?
Meu primeiro projeto foi um pequeno bar embaixo de uma escada, na época utilizando uma linguagem mais clássica, influenciado pelo estilo Biedermeier. Honestamente, tenho um carinho especial por todos os meus projetos ao longo desses 31 anos de mostra, mas meu projeto preferido é sempre o último.


Qual a sua expectativa para a CASACOR Miami? Podemos ter uma ideia sobre o projeto que vai apresentar aqui?
Participar da primeira edição da CASACOR Miami é uma grande honra. E até mesmo depois de todos esses anos confesso que ainda fico um pouco ansioso de participar da primeira edição de um evento desse porte. Mas no geral estou bastante animado, pois já tenho certa experiência no mercado de Miami e acredito que a cidade possui um público incrível que respira cultura e arquitetura.

Você realiza muitos projetos em Miami. Poderia destacar alguns deles?
Já tive a oportunidade de trabalhar um pouco por aqui. Dentre os projetos que fiz posso destacar alguns, como os de decoração e interiores que realizei no Icon Brickell, no Hibiscus, Regalia, Palm Island, Venetian Island, Continuum South Beach, Chateau Beach e no The bond.

Como você vê o mercado de arquitetura e decoração em Miami? O que você mais gosta e do que não gosta?
Miami é uma cidade que respira arte e cultura, com mercado em plena expansão. Possui um público que valoriza e reconhece a importância do design e da arquitetura. Isso se reflete tanto na cidade quanto no mercado da decoração. Em Miami encontramos as melhores lojas e marcas do mundo, com os preços dos mais variados, mas sempre tudo de excelente qualidade para atender um público exigente e que sabe o que quer. Muitas vezes, o arquiteto entra mais como um mediador para tornar realidade o reflexo da vida e o desejo dos clientes. Difícil é encontrar algo que você não goste nessa cidade maravilhosa.

Quando está em Miami a trabalho ou a passeio, que lugares gosta de frequentar na cidade?
Quase sempre venho aqui a trabalho e, infelizmente, não sobra muito tempo para nada além disso. Quando posso não deixo de fazer uma visita ao The Standard Spa in Miami Beach, uma paradinha para o jantar no restaurante Hiro’s Sushi e no CVI.CHE 105. Fora isso, você provavelmente vai me encontrar caminhando pela Brickell ou visitando o Design District.

Quem são seus parceiros e fornecedores no projeto da CASACOR Miami? Empresas e profissionais brasileiros que estão no sul da Flórida?
Temos diversos parceiros nesse projeto, entre eles: Silvia Heringer, Portobello, Pedreiras, The Lighting Design, Saccaro, Florense, Gigi Monteiro, Art By Vander, Galeria Chroma, Pormade, Black Paper, Punto e Filo e Minotti.

Para conhecer mais o trabalho de Léo Shehtman
visite leoshehtman.com.br .

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 11 out.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page