Eventos

International Samba Congress 2023 em Los Angeles

Sending
User Review
0 (0 votes)

Evento acontecerá em Los Angeles reunindo 40 professores brasileiros para workshops e mesas redondas sobre a cultura, o samba e o carnaval 

Faltando pouco mais de um mês para a realização da edição 2023, o International Samba Congress mostra a relevância que o samba e a cultura brasileira têm internacionalmente. Idealizado e realizado pela Samba ‘N’ Motion, uma organização sem fins lucrativos, pode-se dizer que o evento é um sonho realizado com sucesso por Ana Laidley, psicóloga radicada nos Estados Unidos há mais de duas décadas. Herdeira do talentoso músico brasileiro Carlinhos do Pandeiro e de Ana Gomes, sambista que integrou o reverenciado grupo de “mulatas do Sargentelli”, Aninha Malandro, como é conhecida no universo do samba, cresceu respirando o gênero que hoje é referência cultural quando se fala no Brasil. Hoje, a empreendedora cultural não abre mão de reverenciar e exaltar o samba e demais ritmos que formam a identidade cultural do povo brasileiro, utilizando, inclusive a dança como terapia auxiliar para o tratamento de enfermidades como a depressão e demais transtornos.  

Realizado pela primeira vez em 2017, o International Samba Congress vai reunir uma série de profissionais renomados em uma verdadeira imersão com workshops de danças, palestras, turismo e intervenções culturais onde, alunos de todas as partes do mundo, poderão compartilhar conhecimento e aprofundar a paixão em movimentar o corpo envolvidos pelos ritmos brasileiros, em especial o samba, herança ancestral africana reconhecida, através do carnaval, como uma das nossas maiores e mais importantes manifestações culturais. Ao todo, 40 professores brasileiros estarão à disposição do evento.

Voltando a Los Angeles, local onde aconteceu a primeira edição, o International Samba Congress 2023 será uma espécie de ‘reencontro’ com suas origens após a pandemia, conforme reitera Ana. “A pandemia foi um excelente case para nós. Foi um período em que as pessoas buscavam razões para acreditar que tudo iria ficar bem e nós tivemos que nos reinventar, apostar no formato online que já existia no Subscription ( plataforma de aulas com conteúdo o an inteiro) para seguir dando suporte aos nossos alunos. O mundo ainda enfrenta resquícios de uma crise e a proposta em voltar ao ponto de partida significa que a gente está renascendo sem deixar de acreditar na potência que é o samba e a cultura brasileira” diz a Embaixadora do Samba da Estação Primeira de Mangueira e da Associação dos Passistas Brasileiros Cyro do Agogô, títulos que recebeu com honra e responsabilidade na proposta de ampliar ainda mais seu papel de levar cada vez mais longe o legado deixado por aqueles que foram os precursores deste ritmo.  

Confirmado para acontecer de 14 a 16 de julho  no Mid-City Arts Center, cidade de Los Angeles, California, o International Samba Congress reunirá nomes com alcance internacional. Milton Cunha será um dos palestrantes no evento.  

Confira alguns dos professores já confirmados: 

  • Nildinha Fonseca: natural de Salvador (BA), é coreógrafa, dançarina, assistente de direção e coreografia da Fundação Balé Folclórico da Bahia onde também atua como coordenadora do curso balé jr . A profissional é coreógrafa de artistas da música e teatro do cenário baiano, uma das principais vertentes da cultura preta brasileira.   
  •  Irineu Nogueira: brasileiro radicado em Londres, Irineu é um expert em samba e nas danças afro-brasileiras. Criou método próprio de dança chamado Abieié, aplicado mundialmente através de suas concorridas masterclasses. 
  •  Patrick Carvalho: Coreógrafo da comissão de frente da G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro, também já foi da G.R.E.S. Paraíso do Tuiuti, e tem no currículo mais de 50 premiações na função. Já participou da Dança dos Famosos na Rede Globo, além de ser um dos mais requisitados coreógrafos para espetáculos musicais. 
  •  Karla Moreno : atriz, professora de samba que viaja o mundo levando sua arte, Karla é uma das dançarinas que integram a equipe de Dudu Nobre, além de ser reconhecida no carnaval onde foi rainha de bateria da Inocentes de Belford Roxo e passista do Salgueiro. 
  • Marcela Rabelo: a pernambucana é especialista e mdanças populares, especialmente marcatu, frevo, caboclinhos, coco de roda, ciranda e xaxado. É integrante do Maracatu Nação Pernambuco um dos mais importantes do país, além ter passagens pelo Balé Popular de Recife, Cia ArteFolia, Jaime Arôxa, entre outros.     

As inscrições para o International Samba Congress 2023 já estão abertas no site oficial do evento.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 18 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page