User Review
( votes)O ‘Globo Repórter’ revela as mais recentes descobertas sobre a bebida mais amada do Brasil. Estudos mostram, por exemplo, que o café de qualidade tem mais de mil compostos que fazem bem à saúde. Se tomada na medida certa, a cafeína melhora o funcionamento do cérebro e evita inflamações. Reduz o risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças hepáticas, diminui o colesterol ruim e previne até enfermidades como Mal de Alzheimer e Parkinson. Há estudos que comprovam que nem é preciso beber: apenas sentir o cheiro já seria suficiente. E uma pesquisa do Instituto do Coração revela que a bebida também faz bem aos cardíacos. “Quem bebe café pode viver mais. O nosso pretinho básico pode ser um elixir da longevidade”, conclui o repórter Paulo Gonçalves.
Além de visitar fazendas do Espírito Santo e de Minas Gerais para revelar onde são produzidos os melhores frutos, o programa mostra porque eles valem tanto – o nosso café é vendido para muitos países e um quilo chega a custar três mil reais. Conta histórias de famílias que plantam o fruto no quintal de casa, torram os grãos na panela e os trituram no liquidificador, de maneira bem caseira, e de outras que sobrevivem do café há muitas gerações. O programa ainda revela o segredo do jacu: como um pássaro ajuda os fazendeiros a cultivar um dos mais caros cafés do país?
O programa mostra ainda benefícios do café que pouca gente conhece e histórias criativas de pessoas que descobriram novas maneiras de ganhar dinheiro. Você sabia que o café combate a celulite? Cremes de beleza a base do fruto são feitos com ácido linoleico (Ômega 6), que reduz a gordura local. E não são baratos porque para cada litro de óleo concentrado são necessários cerca de 12 a 15 quilos de café. Há ainda o macarrão de café, que demora quatro dias para ser feito. E, na onda dos ‘food truks’, em São Paulo há agora cafeterias ambulantes, bicicletas itinerantes e charmosas, que circulam pela capital paulista carregando máquina de café expresso, vaporizador e 100 quilos de café na garupa.
O ‘Globo Repórter’ vai ao ar no canal internacional da Globo sexta-feira, 16 de outubro, nas Américas, dia 17, no Japão e Austrália, e sexta-feira, dia 23, na África e Europa.
Comente