Beatriz Castro em Serra Talhada
Programe-se

Globo Repórter mergulha na atmosfera junina das festas de São João no Nordeste

Sending
User Review
0 (0 votes)

As festas de São João são fundamentais e tão importantes na região do Nordeste do Brasil quanto o Natal para o restante do país. O ‘Globo Repórter’ mergulha nessa atmosfera festeira e traz para o público todas as curiosidades de São João. Dança, música, culinária, decoração, moda e religião são os temas envolvidos com toda a população, principalmente de Campina Grande e Caruaru. Tudo que envolve a quadrilha sacode a economia, cria empregos e movimenta uma região inteira no Brasil.
A sanfona é o símbolo principal das festividades juninas. Criado no século XI, o instrumento reina absoluto nesta época do ano, levando famílias inteiras a se sustentar e viver em função dele. É o caso de Amazan, que de trabalhador na roça virou empresário de sucesso. O menino apaixonado pelo forró aprendeu a tocar sozinho e foi para Itália, aprender como se produzia a sanfona. Voltou ao Brasil, abriu sua empresa e hoje é o único fabricante do Nordeste. Outra história interessante é a de um sanfoneiro que abriu caminho e mudou a história da família Alves. Lucy Alves, a sanfoneira que ficou famosa no ‘The Voice 2013’, toca com sua família em teatros e no sítio, em João Pessoa.
A religião e a fé tomam proporções ainda maiores nesta época do ano. Especialmente no interior, as homenagens a Santo Antônio, São João Batista e São Pedro mobilizam a população e levam visitantes às pequenas e grandes cidades. A repórter Beatriz Castro vai à Serra Talhada, em Pernambuco, para conhecer a terra de Lampião e aprender o xaxado, a dança de ritmo alucinado dos cangaceiros.
A gastronomia típica vem da colheita do milho, que é celebrada na mesa, nas festas e até nas escolas. Cuscuz, bolo de milho, canjica, pamonha e até petit gateau à base de milho são algumas das delícias juninas. Tem até eleição da rainha do milho, que é levada a sério pelas participantes do concurso.

Crédito: Globo/Divulgação

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar no canal internacional da Globo nesta sexta-feira, 26 de junho, nas Américas, dia 27, no Japão e, sexta-feira, 3 de julho, na África e Europa.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

CurrencyRate

Advertisement

You cannot copy content of this page

X
X