Gastronomia Turismo

Gastronomia inspira futuras viagens

Levantamento da Booking.com mostra que 79% dos viajantes brasileiros se motivam a visitar um novo destino para experimentar uma comida nova

Nos últimos meses, muitas pessoas ficaram confinadas em casa devido às restrições de viagem e, na tentativa de se distrair e se divertir, muitas delas começaram a se aventurar na cozinha.  Com isso, muitas receitas passaram a fazer sucesso e acabaram viralizando nas redes sociais no mundo todo. Mas qual é a origem dessas delícias que chamaram nossa atenção e conquistaram nossos estômagos?

Pensando nisso e considerando que 79%* dos viajantes brasileiros se motivam a visitar um novo destino só para experimentar uma comida nova, a Booking.com montou uma lista com alguns dos destinos em que essas famosas receitas apareceram pela primeira vez.  Não importa se você é um iniciante no mundo da culinária ou se deseja conhecer as origens dos pratos que está fazendo nos últimos tempos: quando chegar o momento certo de viajar, a lista abaixo poderá inspirar sua próxima aventura.

Pão de banana – Los Angeles, EUA

O pão de banana já é presença garantida em muitos livros de receitas, mas muitas pessoas quiseram aperfeiçoá-lo nesse período em casa. Por isso, ele foi uma das receitas mais buscadas na internet durante o isolamento. Delicioso, esse bolo tem fãs até mesmo entre celebridades, como Chrissy Teigen, que publicou sua própria versão da receita, e Lucy Hale, que revelou sua tentativa bem-humorada de fazer um pão de banana durante a quarentena. E se, ao ver todos esses posts, você ficou imaginando como é viver um estilo de vida luxuoso digno de celebridades, vale a pena colocar Los Angeles na sua lista de desejos. Com diversas atrações com temática musical e belas praias, essa agitada cidade possui alguns dos pontos turísticos mais emblemáticos do mundo, como a placa de ‘HOLLYWOOD’. Além disso, basta um passeio até Beverly Hills para você avistar algumas celebridades na rua. Para os fãs de gastronomia, os viajantes podem encontrar praticamente todo tipo de cozinha por lá, de restaurantes mexicanos e veganos a confeitarias tentadoras para fazer um estoque de pão de banana.

Onde se hospedar: Em uma localização privilegiada, o LEVEL Downtown Los Angeles ostenta instalações impressionantes, como uma piscina de 25 metros ao ar livre, cabanas ao lado da piscina e, até mesmo, uma quadra de basquete. E, se você começar a ficar com fome – seja por aproveitar as instalações do hotel ou por caminhar pela cidade –, a acomodação dispõe de uma cozinha totalmente equipada, perfeita para degustar uma comidinha caseira ou aperfeiçoar sua própria receita de pão de banana.

Pão de fermentação natural – Dahab, Egito

Outra tendência que surgiu nesse período de isolamento foram os pães. E fazer o próprio pão se mostrou não apenas uma forma de se ocupar e divertir a família, mas também uma atividade terapêutica e calmante. Com isso, o pão de fermentação natural ganhou bastante popularidade entre as pessoas que tiveram mais tempo livre em casa. Afinal, ele leva algumas horas para descansar e crescer – e o resultado é delicioso. Há registros de que a primeira civilização a usar a fermentação natural para fazer pães foi a do Egito antigo, por volta de 1500 a.C! Então, por que não voltar à terra da fermentação natural e descobrir quais outras delícias culinárias estão escondidas por lá? A cidade multicultural de Dahab não é apenas uma festa para os olhos, mas também para os sentidos, com opções culinárias que vão da gastronomia internacional aos deliciosos pratos locais. Graças ao Mar Vermelho, a maioria dos restaurantes do destino se especializou em frutos do mar frescos. Com praias de areia branca e um impressionante mar azul-turquesa, esse é um paraíso esperando para ser descoberto, assim que for seguro viajar novamente.

Onde se hospedar: Localizada na costa do Mar Vermelho, a Red C Villas é perfeita para toda a família, oferecendo acomodações de luxo, uma piscina fantástica (com uma parte própria para crianças) e uma sauna. Os visitantes ficarão impressionados com a vista do Mar Vermelho e do Monte Sinai – ambas de tirar o fôlego. As villas são totalmente equipadas com comodidades de cozinha de primeira. Assim, você e seus companheiros de viagem podem tentar aprimorar suas receitas de pão de fermentação natural aqui também.

Café Dalgona – Seogwipo, Coreia do Sul

Se você conferiu as redes sociais nos últimos meses, talvez tenha visto algumas fotos criativas de pessoas curtindo o “Café Dalgona” – um café batido que viralizou na internet. Essa tendência surgiu na Coreia do Sul. O Dalgona é uma mistura de café instantâneo, açúcar e água quente que deve ser batida até se chegar a um resultado cremoso. Em seguida, mistura-se leite quente ou frio. Os viajantes que quiserem experimentar esse café onde ele foi criado não vão ficar desapontados. Em Jeju Island, a maior ilha da Coreia do Sul, você pode conhecer diversas cafeterias charmosas – especialmente na cidade de Seogwipo. Além disso, essa costa vulcânica e paisagística vai garantir fotos incríveis para as suas redes sociais. Tão ou mais impressionantes do que o café Dalgona.

Onde se hospedar: Viva como um morador local em Seogwipo. Hospede-se em uma casa como a Cozy Sai Private House. Com um belo jardim externo, área interna estilosa e uma varanda que possui vista para o mar, ela é o lugar perfeito para relaxar e curtir sua dose diária de cafeína.

Bolo de chocolate e tahine Tessalônica, Grécia

Se você tiver intolerância a glúten, o bolo de chocolate e tahine é uma ótima alternativa. Essa receita não leva farinha e possui uma versão vegana, feita com chocolate amargo. Além disso, a maioria dos ingredientes provavelmente já está na sua despensa ou podem ser encontrados facilmente em um mercado local.  Ainda melhor, esse bolo é muito simples de fazer. Quando for possível viajar novamente, Tessalônica será o destino perfeito para curtir uma seleção de delícias da cultura grega. A cidade possui alguma das mais famosas padarias de toda a Grécia, onde os viajantes vão encontrar muitas variações do bolo de tahine, além de outras iguarias tradicionais, como a Trigona Panoramatos (uma massa triangular recheada com creme). Essa cidade portuária no norte da Grécia é admirada por sua culinária variada e exótica. Além disso, é a porta de entrada de outros destinos paisagísticos, como a península de Halkidiki e as ilhas de Thassos e Limnos. 

Onde se hospedar: Situado no centro de Tessalônica, o Ultima Suites, Nilie Hospitality MGMT apartments oferece acomodações luxuosas com estilo minimalista, o que torna esses apartamentos uma super tendência. Se os visitantes quiserem conhecer a região, eles podem curtir diferentes atrações turísticas, como as ruínas de Rotunda, o Arco de Galério e as Termas de Salônica.

Pizza – Nápoles, Itália

A gastronomia italiana já era muito popular, mas, agora que estamos em casa, as pizzas caseiras passaram a ter presença garantida na mesa. Afinal, fazer pizza não só é uma ótima atividade para toda a família, como também é uma receita que pode ser personalizada de acordo com o gosto de cada um. Para aqueles que sonham em apreciar a verdadeira pizza italiana, uma viagem para Nápoles pode ser muito tentadora. Além de ser o lugar de nascimento da pizza, a cidade está repleta de história e cultura, abrigando palácios reais, castelos e diversas ruínas, algumas com os afrescos mais antigos do Cristianismo. Os visitantes terão muito o que ver e experimentar em Nápoles, assim que for seguro viajar de novo.

Onde se hospedar: Os viajantes que desejam mergulhar na história da cidade terão muitas opções ao se hospedarem no ilbricco Apartments, localizado no centro histórico de Nápoles. O Mosteiro de Santa Clara, um complexo religioso que inclui a Basílica de Santa Clara, um mosteiro, tumbas e um museu arqueológico, está a minutos da acomodação. Os apartamentos foram cuidadosamente projetados para ser uma ‘casa longe de casa’, com móveis estilosos e confortáveis. É o espaço perfeito para relaxar e curtir depois de um longo dia de passeio e pizza.

Scones – Bath, Reino Unido

Apreciar o chá da tarde é uma atividade essencialmente britânica ainda muito popular nos dias de hoje, tanto para turistas quanto para moradores locais. Apesar de não poderem sair para apreciar o chá da tarde com seus entes queridos, muitas pessoas no mundo todo criaram uma variação caseira dessa experiência, já que os scones – geralmente o crème de la crème do chá da tarde – estão entre as principais delícias feitas durante o período de distanciamento social. Uma viagem para a pitoresca cidade de Bath é uma excelente opção para os viajantes que estão loucos para sair e curtir um delicioso chá da tarde caseiro. A cidade possui uma arquitetura georgiana em tons de mel, e os viajantes se sentirão em um romance de Jane Austen. Mas, além disso, há diversos restaurantes especializados em scones e outras delícias caseiras, prontos para atiçar as papilas gustativas.

Onde se hospedar: Localizado no coração da cidade e a uma curta caminhada do The Pump Room, um dos restaurantes que servem chá da tarde mais renomados de Bath, está o apart-hotel Hiding Space – St Catherine’s Hospital. Os apartamentos foram cuidadosamente projetados e possuem tudo o que os hóspedes precisam para uma estadia confortável, incluindo um tranquilo jardim e uma cozinha totalmente equipada, ambos ideais para curtir um tradicional chá da tarde.

*Pesquisa realizada em novembro de 2019. Ao todo, foram entrevistadas 50.688 pessoas de 29 mercados, incluindo o Brasil.