Gabriel Wickbold
Arte

Gabriel Wickbold: “A arte tem o poder de transformar”

Sending
User Review
0 (0 votes)

O fotógrafo Gabriel Wickbold conheceu o mundo da arte aos 12 anos, quando escreveu e publicou um livro de poesias, resultado do seu primeiro processo de observação, quando transformava o lúdico do universo infantil em poemas. Filho de mãe artista plástica, Wickbold cresceu em meio ao universo de tintas e pincéis. Se encantou pela música, formou algumas bandas, montou um estúdio, uma gravadora e produtora. Mas foi na fotografia que ele encontrou sua verdadeira paixão e hoje é um dos fotógrafos brasileiros mais respeitados da nova geração, com trabalho reconhecido e muito aplaudido no Brasil e no exterior.

Em uma das suas mais famosas séries, “Sexual Colors”, criada em 2008, Wickbold conquistou o respeito do público e de celebridades que buscavam ter a sua imagem produzida através do olhar e da técnica do artista. Seu nome foi, assim, rapidamente projetado no Brasil e no exterior.
As séries autorais de Wickbold são construídas através de uma narrativa para que o espectador seja contemplado com uma ideia. “As minhas exposições retratam, geralmente, uma imagem muito popular e fácil de seduzir, mas o texto vem de uma forma muito forte para causar o impacto que essa imagem precisa passar”, afirma Wickbold.

O fotógrafo busca inspirações no ser humano contemporâneo e em questões do cotidiano como sustentabilidade, envelhecimento, a relação de dependência com a tecnologia, sexualidade, empoderamento feminino, e outros. “Uso esses temas e transformo em poesia, através do meu olhar e da minha narrativa. Um tema banal unido a uma técnica diferente, que as pessoas não sabem se é um desenho, uma pintura ou uma fotografia”, diz o artista.

Para Wickbold, a liberdade é a qualidade mais encantadora no mundo da arte. “O artista tem de ser livre para percorrer e se oxigenar no campo que ele desejar. Além da satisfação do artista, ele tem de se preocupar com o seu legado, com o que ele quer deixar de mensagem através da arte. A arte é capaz de colocar na cabeça das pessoas as mais diversas discussões da forma mais poética e ser transformadora.”
Wickbold estará expondo na feira Art Basel em dezembro, quando será realizada a semana de arte de Miami.

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

CurrencyRate

Advertisement

You cannot copy content of this page