Amora Mautner
Programe-se

Entrevista com Amora Mautner, a diretora de núcleo da novela ‘A Regra do Jogo

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

No set, ela privilegia a emoção do ator. Amora defende a interpretação mais natural possível e gosta de gravar sequências inteiras, sem cortes. Para ela, o ator é o dono da cena. Essa maneira mais orgânica de dirigir torna a sua parceria com João Emanuel Carneiro muito bem-sucedida, já que uma das características do autor é escrever de forma mais coloquial. ‘A Regra do Jogo’ é o primeiro trabalho de Amora Mautner como diretora de núcleo. Ao lado do autor, João Emanuel Carneiro, ela repete a dupla bem-sucedida de ‘Avenida Brasil’, exibida em 2012, em que assinou a direção geral da trama, em parceria com José Luis Villamarim.
Amora assumiu a direção-geral de novelas a partir de 2009, com ‘Cama de Gato’. Depois disso vieram ‘Cordel Encantado’ (2011), ‘Avenida Brasil’ e ‘Joia Rara’que conquistou o 42º Emmy Internacional, em 2014. Neste intervalo, a diretora também esteve à frente de duas séries: ‘As Cariocas’ (2010) e ‘Eu Que Amo Tanto’ (2014). O trabalho na Globo começou em 1995, como assistente de direção de ‘Malhação’. Então vieram ‘Salsa e Merengue’ (1996), ‘Anjo Mau’ (1997/98), ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’ (1998), ‘Labirinto’ (1998) e ‘Andando nas Nuvens’ (1999). A partir daí assumiu o posto de diretora nas obras: ‘O Cravo e a Rosa’ (2000), ‘Um Anjo Caiu do Céu’ (2001), ‘Desejos de Mulher’ (2002), ‘Agora É Que São Elas’ (2003), ‘Celebridade’ (2003), ‘Mad Maria’ (2005), ‘JK’ (2006), ‘Paraíso Tropical’ (2007) e ‘Três Irmãs’ (2008).
Você está assinando o seu primeiro trabalho como diretora de núcleo com um parceiro com quem já mostrou ter muita afinidade artística. Por que você acha que vocês funcionam tão bem juntos?
A base de tudo é o João. Quando se tem um texto como o dele para fazer um trabalho, já se está com 50% do trabalho andando. Nesta novela, eu estou exercendo com ele uma parceria de forma integral. Ele me ajuda em tudo. A gente resolve tudo junto.
Você e João Emanuel são conhecidos por fazer muitos testes com os atores. Por quê?
A gente ficou um ano fazendo teste de elenco. A maioria foi testada. A gente nunca testou a qualidade do ator. Testamos a adequação, o quanto determinado personagem era do ator. Chegamos a um resultado inquestionável para nós. Na nossa concepção, mais do que interpretar, eles praticamente são esses personagens. Antes de ir ao set, não tenho nenhum medo ou insegurança de como vai ser o resultado. Além de passar um ano procurando, fizemos muitas leituras. Eu e João já vimos como eles falam antes mesmo de gravar.
Além da preocupação em achar o ator ideal, você e sua equipe estão criando uma novela ainda mais realista. Trata-se, primordialmente, do projeto da Caixa Cênica. É uma novidade que vai estabelecer uma nova relação com o telespectador?
Tudo parte do princípio de nós querermos tirar o público de uma posição de plateia. A gente quer trazer o público para mais perto da trama. Ele deve estar na primeira fila para ter uma visão privilegiada. Ele não está dentro da cena, mas ele não está longe. Essa ideia vem da natureza do texto do João, de suspense. Por isso vamos fazer desta forma, para colocar o público neste lugar. A gente inventou um cenário batizado como caixa cênica, que está sendo desenvolvido por nós, há dois anos. É a mesma lógica de um reality. Não tem marcação para as câmeras. Elas acompanham a mise en scène livre do ator. Então a gente pode marcar um ator de costas, outro dormindo em um quarto, enquanto um terceiro está na sala. Os cenários de estúdio são assim. Erguidos em 360º, sem boca de cena e com multicâmeras. Essa técnica de gravar exige uma tecnologia que vai desde o cabeamento até as câmeras. Os cenários então foram criados para se fazer uma “novela reality” e eu chego a usar até oito câmeras ao mesmo tempo.
Esse novo formato exige um cuidado especial com a iluminação da novela, certo?
Quanto à fotografia de uma novela, eu não me baseio no que eu estou gostando ou na minha estética. Eu me baseio no que eu acho que a história precisa contar. ‘Joia Rara’ vivia de uma cor mais contrastada. ‘A Regra do Jogo’ é solar. A luz é selvagem, invade as casas. É uma novela com muita emoção e suspense, por isso escolhi uma luz vibrante e clara. Uma luz dourada, quente. Essa novela é emoção pura e eu quero que essa emoção seja reafirmada em várias coisas, inclusive na luz.
Todas essas novidades se aplicam somente às cenas de estúdio? Como serão as gravações em locações externas ou na cidade cenográfica?
A ideia é que o público não perceba nenhuma diferença estética. Por isso, foi criado uma unidade. Existe uma cartilha onde há a indicação da lente específica para se fazer determinado plano. Todos os diretores só podem usar três tipos de lentes. Além disso, há outra questão que compõe essa linguagem. Estamos usando texturas (vidros, fibras…) entre a câmera e a cena. Isso cria reflexos que têm a intenção de fazer valer esse desafio que é colocar o telespectador bem perto da cena.
A escolha desse elenco foi feita em parceria com o autor. O que podemos esperar deste time?
Estou muito feliz com esse elenco, que é de primeira grandeza. Eu sempre falo que eu aprendo mais com o ator do que com qualquer pessoa. Eu tenho o time com quem vou trocar muito.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 18 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page