Programe-se

Eleições municipais no Brasil são tema do ‘Como Será?’

Sending
User Review
0 (0 votes)

Sandra Annenberg conversa com cientista político sobre as atribuições de prefeitos e vereadores e responde dúvidas enviadas pelos telespectadores
Com o primeiro turno das eleições municipais no Brasil, que acontece no domingo, dia 2, Sandra Annenberg recebe no estúdio do ‘Como Será?’, o cientista político Vitor Oliveira para esclarecer as últimas dúvidas dos eleitores sobre o papel de cada personagem envolvido na votação. O especialista, mestre em ciência política na USP, conversa sobre as atribuições de prefeitos e vereadores, suas obrigações e seus limites de atuação. Oliveira ressalta, por exemplo, a importância de se escolher candidatos a prefeito e vereador com ideias afins, já que o trabalho de um depende do outro. Outra dica é acompanhar o desempenho dos políticos eleitos e a internet é uma importante ferramenta para saber, por exemplo, quais projetos de lei foram apresentados, qual é a posição dos candidatos em relação a determinado assunto etc. Ele lembra que, em alguns casos, os gabinetes dos vereadores são abertos ao público.
Num mundo recheado de estímulos e conectividade, ter tempo pode ser considerado artigo de luxo. O ‘Hoje é dia de… ver o tempo passar’ mostra diferentes formas de lidar com a passagem das horas, dias, meses… Alexandre Henderson conhece Paulo Sérgio Tavares, um dos últimos penduleiros – profissional que acerta as batidas dos relógios com precisão. No Arquivo Público do Estado de São Paulo, o apresentador conversa com a diretora técnica Norma Cianflone, que aos 70 anos dedica seus dias para garantir que o tempo não passe para documentos importantes. Numa homenagem ao filme ‘De volta para o futuro’, Alexandre conversa com um professor de Física sobre as reais oportunidades de uma viagem no tempo. Por fim, ele aprende técnicas para controlar o estresse de quem está sempre com pressa.
Em ‘América do Sul sobre rodas’, o casal Max Fercondini e Amanda Richter chega a Cusco, capital da civilização Inca, no Peru. Eles seguem de trem até Machu Picchu, a ‘cidade perdida’ localizada a 2.400 metros de altitude. Na companhia de um arqueólogo, Max conhece um túnel que permaneceu oculto por mais de 500 anos e que traz novas informações sobre a avançada engenharia inca. Enquanto isso, Amanda vai com um guia local conhecer as ruínas da cidade, com seus templos, aquedutos e terraços, onde os incas praticavam uma agricultura extremamente desenvolvida também.
As abelhas são, além de produtoras de mel, peças fundamentais na agricultura. O episódio da série ‘Expedição Campo’ explica a importância delas na polinização e como produtores da cidade de São Gabriel, no Rio Grande do Sul, estão se associando a criadores de abelhas para melhorar o cultivo. Lá, existem 20 produtores de canola e 100 apicultores. Renato conversa com Aldo e Alcino, amigos e parceiros na produção agrícola, para saber como essa união de forças começou. No apiário, Renato Cunha aprende que as abelhas estão desaparecendo em todo o mundo por causas que vão desde desmatamento e uso de pesticidas a doenças. Para tentar reverter o problema, ele mostra o trabalho de pesquisadores que tentam garantir o aumento da população ao desenvolver abelhas rainhas in vitro.
Sobre o ‘Como Será?’
‘Como Será?’, parceria do Jornalismo e da área de Responsabilidade Social da Globo com a Fundação Roberto Marinho, tem como objetivo compartilhar com o público experiências transformadoras, exemplos de cidadania e colaborar para a construção de um futuro melhor ao tratar de maneira integrada temas como educação, ecologia, mobilização social, trabalho e inovação. É um espaço para apresentar, conhecer e incluir pessoas e ideias, que conta com a interatividade como grande aliada.
Crédito: Globo/Divulgação
O programa vai ao ar no canal internacional da Globo neste sábado, 1º de outubro, nas Américas; domingo, dia 2, no Japão e Austrália; e sábado, 8 de outubro, na Europa e África.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 17 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page