Economia & Câmbio do Dólar
Business

Economia & Câmbio do Dólar

Miami dia 28 de junho de 2018
Oferecimento: advancedusbr.com

No mercado de câmbio: Dólar abrindo em baixa no início dos negócios. E o Banco Central Brasileiro, através do seu relatório trimestral de inflação, o RTI, reduziu fortemente sua projeção de crescimento do PIB esse ano, em 1%, à 1,6% ante 2,6% de antes. 

A instituição citou como argumento, a queda da confiança de empresas e consumidores, a perda de fôlego da atividade econômica, além dos efeitos da greve dos caminhoneiros, greve essa que também foi fator decisivo para o avanço do IGP-M que registrou alta de 1,87% em junho. Às 11h, o presidente do BCB, Ilan Goldfajn, concederá entrevista coletiva, sobre o RTI, e não deve conseguir se esquivar de questionamentos sobre o câmbio, diante da escalada da moeda. Às 10h, sai a divulgação da pesquisa Ibope com as intenções de votos para presidente. 

O mercado fica atento à capacidade de Lula em transferir votos para candidatos considerados menos comprometidos com a questão fiscal do país. Sobre o ex-presidente, sua defesa apresentou nova ação ao STF na intenção de remeter seu pedido de liberdade à segunda turma, e não ao plenário como decidiu o ministro Edson Fachin. 

No exterior, se acentuam as tensões comerciais entre Estados Unidos, China, e “aliados” europeus, o que vem penalizando os ativos considerados de risco, sobretudo porque uma elevação da onda protecionista pode gerar uma crise global de crescimento, afugentando capitais de economias emergentes. Nesta manhã os Estados Unidos anunciaram que sua economia desacelerou mais que o estimado no primeiro trimestre, em meio ao desempenho mais fraco dos gastos do consumidor, todavia, o crescimento pode recuperar o ímpeto, baseado nos números do mercado de trabalho e corte de impostos. Já o índice de preços do PCE, firmou alta de 2,5% no primeiro trimestre, e no mesmo período o crescimento dos gastos do consumidor frearam a 0,9%, em ritmo mais lento.

Logo mais, saem PMI de Chicago às 10h45, confiança do consumidor (Michigan) 11h e discursos de membros de regionais do FED entre 11h45 e 13h formam o restante da agenda do dia.

You cannot copy content of this page