Fort Lovrijenac Dubrovnik na Croácia
Turismo

Conhecendo os cenários reais de “Game of Thrones”

Por Marcelo Rio

Após sua oitava e última temporada, “Game of Thrones” entra para a história como uma das maiores, senão a maior série de todos os tempos. Acompanhada por milhões de telespectadores em todo o mundo, GoT deixará saudades. Entretanto, para quem se encantou com vários de seus cenários reais, a boa notícia é que é possível visitá-los e, assim, ver bem de perto locais onde ocorreram fatos importantes da trama.

GoT foi inspirada nos livros de George R.R. Martin e, desde que estreou em 2011, tornou-se uma febre entre os fãs da série. As batalhas pelo trono entre as dinastias das terras de Westeros, as diversas intrigas, as cenas picantes e as belezas das locações constituíram alguns dos maiores fenômenos televisivos dos últimos tempos.
“Game of Thrones” foi filmado em sete países diferentes e os locais utilizados como cenários têm atraído fãs de todos os cantos para os conhecerem. Desses sete países, selecionamos três (Croácia, Islândia e Espanha), que foram muito importantes em termos de locação para a série. Confira.

Dubrovnik na Croácia

Croácia
A Croácia é um país lindíssimo e muitos cenários reais exibidos em GoT foram filmados lá. Há até quem brinque dizendo que o país é a casa oficial da série. Na segunda temporada, a cidade de Dubrovnik (considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco) serviu de cenário para Kings Landing, chamada de a capital dos Sete Reinos.

Dubrovnik é uma cidade costeira, localizada no extremo sul da Dalmácia, e antes mesmo de se tornar cenário de “Game of Thrones”, já era um dos destinos turísticos mais procurados do Mar Adriático. As ruas medievais pavimentadas com pedras e mármore branco apareceram nas cenas da “caminhada da vergonha”, da quinta temporada, sendo impossível andar por elas sem se admirar com uma beleza tão peculiar.

O Castelo de Joffrey (Fortaleza Vermelha), na realidade, se chama Forte Lovrijenac e foi construído no século XI. As muralhas de Dubrovnik foram utilizadas como cenários para algumas cenas da Batalha de Blackwater. Elas foram construídas entre os séculos XIII e XVI, são motivo de orgulho dos croatas e impressionam os turistas com seus 1.940 metros de extensão. Uma boa dica é chegar ao topo dela, onde fica a Torre de Menceta (que na série era bem importante e representa a Casa dos Imortais), perto do entardecer, assim será possível apreciar o pôr do sol vendo o Mar Adriático e os belos telhados da cidade.
Localizada a apenas 600 metros de Dubrovnik, a Ilha Lokrum também foi utilizada como cenário em GoT. Na série, o lugar era a cidade de Qarth, um grande centro comercial localizado na costa sul de Essos, sobre o estreito que liga o Mar do Verão ao Mar de Jade. Na vida real, a ilha é incrível, com muitas árvores e espreguiçadeiras à sua volta, e há também coelhos e pavões que caminham livres. Não existem hotéis ou lojas, mas há restaurantes e bares para que o turista possa fazer uma refeição e aproveitar o passeio com calma. Aliás, essa é uma dica de ouro: não ter pressa para desfrutar da beleza e magia do lugar.

Dubrovnik e ilha de Lokrum

Split é outra cidade croata que serviu de cenário de “Game of Thrones”. Várias cenas do Palácio Dioclesiano, na Fortaleza Klis e no moinho no Rio Zrnovnica, foram filmadas lá. Voltando para o mundo real, além de conhecer esses locais que foram imortalizados na série, o turista pode desfrutar do principal centro da região da Dalmácia, considerado um museu a céu aberto pela história preservada que carrega, sendo cercado por montanhas belíssimas e com o Mar Adriático em sua costa.

Na cidade de Split, o turismo é forte praticamente o ano todo, pois há muitos palácios, catedrais, museus, bares, restaurantes, e ainda serve de ponto de partida para ilhas paradisíacas como Hvar e Brač.

Lago Myvatn

Islândia
A pergunta que muitos personagens de GoT se fizeram em vários momentos da trama era sobre o que havia além da muralha que separa os Sete Reinos do extremo norte do continente de Westeros. Bem, quem for à Islândia poderá descobrir e ver essas paisagens repletas de grandes montanhas, extensas planícies, rios congelados e grutas que foram utilizados nas cenas de “Beyond the Wall”, que ocorreram na sexta e na sétima temporadas da série.

Diversas cenas também foram feitas em pontos como Höfoabrekkuheioi, nas geleiras Myrdalsjokull e Vatnajökul e no Lago Myvatn. A boa notícia é que todos esses pontos podem ser conhecidos de perto pelos turistas.

Lago Myvatn

Outro fato sensacional para os fãs de GoT é que, assim como John Snow e a selvagem Ygritte se aqueceram nas águas quentinhas da caverna de lava Grjótagjá, em Reykjahlíð, quem for até lá também poderá fazer o mesmo. As águas chegam a 45 graus; já do lado de fora, a temperatura pode bater os 8 graus negativos no inverno, sem dúvida, um contraste e tanto.

Seguindo a trilha dos locais que serviram de pano de fundo para “Game of Thrones” na Islândia, é preciso fazer uma parada ao norte, em Akureyre, um local inóspito e muito frio, onde é possível conhecer a Godafoss (Cachoeira dos Deuses) e o Lago Myvatn, rodeado de lavas vulcânicas e piscinas borbulhantes de enxofre.

Geleiras de Vatnajökull na Islândia

No sudeste da Islândia, mais precisamente no Parque Nacional Thingvellir, foram realizadas muitas cenas exibidas na quarta temporada. Considerado patrimônio do país, sem dúvida é um dos locais mais bonitos de lá. Possui um espaço natural de 237 km². Além de muito verde e paredes de pedras, no parque existem também fendas de duas placas tectônicas (Euroasiática e Norte-americana), sendo possível até caminhar sobre elas. Há ainda o Lago Thingvallavatn, simplesmente o maior do país, lindíssimo e muito frequentado por mergulhadores.

Pátio das Donzelas em Alcázar de Sevilha na Espanha

Espanha
Outro país importante para a saga de “Game of Thrones” foi a Espanha. Em Alcázar de Sevilha, os fãs de GoT identificarão os Jardins de Água do Reino de Dorne e a Casa Martell. O local que nas cenas mostrava Doran Martell andando pelas salas privadas e pelos magníficos jardins, na vida real foi ocupado cinco séculos atrás por Reis Católicos e, antes deles, pelos califas que conceberam e construíram o lugar.

Durante o passeio por Alcázar de Sevilha, aproveite para conhecer os Baños de Doña Maria de Padilla e a Gruta dos Sultões, dois pontos turísticos muito frequentados.
Ainda em Sevilha, aproveite para desfrutar da culinária local, para muitos, a mais rica da Espanha. Há diversos bons bares e restaurantes que servem petiscos e pratos divinos. Pelo fato de as principais atrações turísticas ficarem próximas, o turista consegue conhecer muita coisa bacana em pouco tempo.

“Game of Thrones” foi um marco na história das séries e para chegar a tal posto, além de muita criatividade, os diretores não pouparam verba, tanto que a locação da Praça de Touros de Osuna é simplesmente a mais cara da história da televisão mundial. O local foi utilizado na quinta temporada como cenário da Arena de Meereen, onde diferentes tipos de luta ocorreram e também o famoso encontro entre Tyrion e Daenerys. O lugar é impressionante!

Plaza de Toros de Osuna

Não só a Praça de Touros de Osuna, mas a cidade também merece uma visita com calma, pois há muitos locais charmosos e históricos para serem conhecidos. Ah! E se for fã de GoT, não deixe de visitar a Taberna Casa Curro, que oferece um menu temático de “Game of Thrones”, que fará você se sentir em um banquete dos Starks ou dos Targaryens.

Na cidade de Córdoba, está a Ponte Longa de Volantis de GoT. Na vida real, trata-se da incrível Ponte Romana. Para captar todo esplendor e magnitude do local, os produtores da série utilizaram várias câmeras e um drone.

A Ponte Romana de Córdoba foi construída no primeiro século a.C, dando lugar a uma de madeira que existia antes. Possui 16 arcos (um a menos do que a que antecedeu) e 247 metros de comprimento.

Como chegar a esses locais
Pelo fato de estarmos falando sobre três países em pontos distintos da Europa, há muitas opções a serem pesquisadas pela internet, como pacotes, hospedagem etc. Dentre essas, uma interessante é embarcar em um dos três cruzeiros da empresa Variety Cruises, que passam pelos locais em que foram filmadas as cenas de “Game of Trones” citadas nesta matéria. Um dos cruzeiros passará pela Croácia, Montenegro, Grécia e Albânia.

Outro passará pela Islândia e, finalmente, o terceiro passará pela Espanha e Portugal. Todos serão realizados em setembro. Mais informações: varietycruises.com.

Fotos: Commons.wikimedia