Business

Conheça 7 dicas super econômicas para promover restaurantes

Sending
User Review
0 (0 votes)

A indústria de restaurantes é uma das mais competitivas que existe, com aproximadamente 970 mil estabelecimentos nos Estados Unidos, movimentando cerca de US$ 632 bilhões a cada ano, de acordo com dados da National Restaurant Association.
Setenta por cento dos restaurantes independentes fecham em até um ano. Os que sobrevivem a isso, fecharão suas portas entre três e cinco anos. Somente aqueles 10% que conseguem passar dessa marca é que terão vida longa.
O principal motivo do fracasso é falta de previsão orçamentária. O restaurante tem de ter fundos suficientes para sua instalação, operação deficitária por quase um ano e capital de giro para novas compras. Mas não é o único motivo: ponto ruim, comida ruim, serviço ruim e inadequação de menu e de preço são também as causas de fracasso mais evidentes.
Ao contrário de outros ramos de atividade, um restaurante somente sobrevive com a repetição. Se depender apenas de novos clientes para sobreviver, estará com seus dias contatos. Perguntar aos clientes se estão satisfeitos não funciona: eles nunca dizem a verdade. Estas duas perguntas são suficientes: 1) Você voltaria? 2) Você recomendaria aos seus amigos?
Em minha experiência de 15 anos divulgando uma das mais bem-sucedidas churrascarias brasileiras nos Estados Unidos testei algumas técnicas de promoção de baixo custo, mas que funcionam. Aqui estão sete dicas:
1) Promova seu restaurante na vizinhança
Somente restaurantes com cozinha extraordinária e fama conseguem atrair clientes num raio superior a cinco milhas. Os donos se esquecem de que seus clientes são seus vizinhos. Esses, se gostarem, virão também em outros horários com a família e trarão amigos. Portanto, faça sua promoção nas redondezas. Apresente seu restaurante a diretores e gerentes de empresas próximas e deixe alguns folhetos promocionais com eles.
2) Capriche no desenho do folheto
Folhetos pequenos no formato de uma cédula, que caibam na carteira, e com uma linguagem do tipo “conversa entre amigos” são os mais eficazes. O design é importante —portanto dê para um profissional fazer. Coloque prazo de validade de no mínimo 30 dias, não muito longo. Note que promoções muito longas causam o efeito contrário ao desejado e se tornam um tipo de “direito adquirido”. Vinte por cento de desconto é suficiente para atrair o cliente e ainda deixar alguma margem para a casa. Dois por um é sempre uma boa ideia por que geralmente traz clientes novos.
3) Distribua seu folheto com parcimônia
Evite fazer distribuição nas ruas ou colocar em para-brisas de automóveis. Esse tipo de distribuição desvaloriza a oferta. As melhores promoções são aquelas que exigem que o cliente dê algo em troca. Por exemplo: dê 30% de desconto, ao invés de 20%, caso seu cliente deixe um cartão de visita. Não encare isso como custo. É investimento num database que você irá mais tarde usar para enviar ofertas constantes e convites para eventos.
4) Faça promoções e eventos em datas específicas
Atraia seus clientes em jogos esportivos, datas especiais como Dia das Mães, Dia dos Namorados etc. Para os clientes mais assíduos, aqueles que deixaram seus cartões ou e-mails, dê preferência na reserva e dê a eles as melhores mesas da casa. Mas atenção: faça-os perceber isso.
5) Faça parcerias com seus fornecedores
Você pode fazer degustações de vinhos sem gastar um tostão, promovendo parcerias com seus fornecedores. Os melhores dias para isso são quintas e sextas-feiras, quando o pessoal já começa a relaxar para o final de semana.
6) Controle aqueles serviços sem controle
De nada adianta dar o melhor de si dentro da casa se o cliente for maltratado no estacionamento ou se alguns automóveis forem vandalizados na rua.
7) Promova mais em menos tempo
Uma última dica: use uma das muitas ferramentas online disponíveis hoje em dia. Por exemplo, veja se o app BlueCart.com é adequado para você. Há muitos outros apps no mercado para você gastar menos tempo administrando e mais tempo promovendo.

*Por Lineu Vitale

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 14 mar.

Advertisement

Advertisement

Categorias

Media of the day

You cannot copy content of this page