Liandra Salles e Geani Guarconi criaram a Skep360
Business

Conceitos e dicas importantes para internacionalizar a sua marca

Sending
User Review
0 (0 votes)

Nunca se falou tanto em internacionalização de empresas, uma prática cada vez mais comum no cenário mundial dos negócios. Duas brasileiras, radicadas em Miami, especializaram-se em estratégias atuais para tornar globais e mais conhecidas empresas de produtos do Brasil com interesse em negócios nos EUA. Com expertise e sensibilidade, a estilista e diretora criativa Liandra Salles e a executiva de marketing e negócios Geani Guarconi criaram a Skep360, uma empresa de consultoria de internacionalização de marcas e produtos brasileiros no mercado americano, nos segmentos de moda, beleza e luxo. Veja mais detalhes no bate-papo com Geani Guarconi.

Como surgiu e qual é o conceito da Skep360?
Com capacidade de atender aos projetos de forma 360º, a nossa empresa concentra as informações em um só lugar para assegurar ao planejamento estratégico uma implementação e gestão otimizadas das ações definidas. A Skep360 surgiu através da constatação da dificuldade de os empreendedores brasileiros encontrarem nos EUA um parceiro estratégico para guiar, pensar e executar a internacionalização da sua marca, empresa ou produto. Nosso desejo é ser a divisão internacional da empresa deles em solo americano, funcionando como uma cápsula protetora, através de uma estrutura enxuta e cooperada, otimizando recursos do projeto internacional e focando o investimento necessário em marketing e operação comercial.

Qual o perfil de empresários que procuram os serviços da Skep360?
Nossos clientes são empreendedores de qualquer tamanho ou porte que entendam que as pequenas diferenças se transformam em grandes barreiras no momento de investir internacionalmente e fora do país onde aprenderam sobre o seu negócio e que contratar um serviço como o nosso proporcionará informação e ação correta, reduzindo erros e retrabalhos e economizando tempo e investimento financeiro.

Quais os primeiros passos para uma empresa brasileira se estabelecer no mercado americano?
Informar-se e pesquisar muito. Fazer um estudo de viabilidade, pesquisa de mercado, posicionamento da marca, desenho do negócio e no caso de moda, uma curadoria do mix de produtos.

Quais são os erros mais comuns de empresas que vêm do Brasil para atuar no mercado internacional?
Subestimar as pequenas diferenças culturais, sociais e comportamentais.
Achar que será fácil e rápido porque conhecem seu negócio e fazem isso há muitos anos.
Começar grande e sem planejamento estratégico baseado em pesquisa e informação.
Falta de humildade e prepotência para aprender com e sobre o novo mercado. Falta de envolvimento e acompanhamento de perto do projeto para tomar decisões baseadas no mercado internacional e não no Brasil.

Como funciona o trabalho de vocês na consultoria de internacionalização da marca?
Nosso trabalho é entender e conhecer mais a fundo o momento da marca, empresa ou produto brasileiro com o olhar do mercado americano, para depois dessa imersão podermos sugerir um plano de ação dentro do objetivo e da capacidade de investimento do projeto internacional dessa marca.

Qual modelo de empreendedorismo vocês acreditam ser o diferencial da Skep360?
Nosso diferencial está na capacidade de atender e gerenciar o projeto de forma 360º, concentrando estrategicamente todas as informações em um só lugar, além de cuidar diretamente da implementação e gestão temporária das operações de varejo, online e atacado, atuando na abertura de novos negócios e parcerias através do serviço de divisão internacional cooperada.

Vocês são especializadas no mercado de moda. Qual a posição das empresas brasileiras que trabalham nesse setor fashion, no mercado internacional atual?
Infelizmente, as marcas brasileiras de moda ainda têm uma participação tímida e irrelevante no mercado internacional. Estamos acompanhando com especial atenção e otimismo as operações da Arezzo, Farm, Cia. Marítima e Chilli Beans.

Com experiências de mercado distintas, qual o papel individual de cada uma de vocês e em que vocês se completam nessa parceria?
Apesar de termos funções distintas, nos complementamos e interagimos em perfeita harmonia para que o planejamento estratégico seja alinhado e implementado 360º. A Liandra responde pela área criativa, stylists, consultoria de imagem, curadoria e lifestyle com um olhar voltado para a adaptação da marca ao plano estratégico desenhado para a internacionalização da empresa e eu, Geani, cuido da consultoria de negócios e estratégia da operação, implementação e gestão operacional de olho no posicionamento de marketing e aproveitamento das mídias sociais para otimizar os resultados nas vendas do varejo, online ou atacado.

Vocês são mulheres empreendedoras, inteligentes e realizadas profissionalmente. O que vocês acreditam que a mulher tem de mais especial para se destacar no mercado profissional tão competitivo?
Acho que a mulher tem um olhar mais amplo, panorâmico e geral na avaliação e percepção das diferenças e pequenos detalhes na relação, o que ajuda nas estratégias de relacionamento B2B e B2C em um novo mercado consumidor.

Você pode saber mais sobre a SKEP360 através do site oficial skep360.com, pelo email hello@skep360.com ou pelo Instagram @skep360

Foto: Antonio Martins – Locação ACM Productions Studios

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 25 jul.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page