Programe-se

‘Como Será?’ sai em busca de bons exemplos pelo país em nova série

Sending
User Review
0 (0 votes)

O casal Iara e Eduardo Xavier passou cinco anos – entre 2011 e 2015 – viajando de norte a sul do país atrás de histórias de pessoas que fazem a diferença nas comunidades onde vivem. Neste período, eles percorreram 225.000 km e catalogaram 1.150 projetos sociais em todos os estados brasileiros. O ‘Como Será?’ se une ao casal na expedição. A série ‘Caçadores de Bons Exemplos’ vai acompanhar a nova etapa da viagem de Iara e Eduardo, revisitando 11 projetos que marcaram a trajetória dos dois.
O primeiro reencontro será com o Instituto Brasil Solidário (IBS), no Pará. Quando descobriu, aos 20 anos, que estava com diabetes, Luís Salvatore deu uma guinada na vida. Deixou o emprego de advogado e viajou para uma aldeia indígena no Alto Xingu, onde deu início ao projeto, que hoje atua na educação complementar. Para falar dos bastidores da viagem, Sandra Annenberg recebe os ‘caçadores’ Iara e Eduardo no estúdio.
Sandra também conversa com a nutricionista Elaine Cristina Rocha de Pádua para falar sobre alimentação infantil. Em uma cozinha montada no estúdio, elas botam a mão na massa e ensinam a fazer receitas saudáveis, como bolo de cenoura, hambúrguer nutritivo e gelatina com frutas picadas. Na entrevista, Elaine ensina como identificar se uma criança está se alimentando bem e dá dicas aos pais para montar uma refeição saudável para seus filhos. A especialista também explica como estimular o interesse das crianças por alimentos saudáveis mas pouco saborosos.
Segundo dados do Censo Escolar 2014, o Brasil possui pouco mais de 2 milhões de professores na Educação Básica – ciclo que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio. Desse total, cerca de 700 mil (32%) não tem formação superior nem licenciatura, uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diante deste panorama, o ‘Como Será?’ lembra o Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, com uma reportagem sobre dois projetos que valorizam a formação profissional dos professores. A repórter Júlia Bandeira explica como funcionam o Programa de Residência Pedagógica da Unifesp e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Governo Federal. No primeiro, como numa residência médica, os alunos têm a oportunidade de experimentar diferentes funções dentro de uma escola, desde a sala de aula até as atividades de gestão. Já o PIBID concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência em instituições de ensino superior em parceria com escolas de educação básica da rede pública. Além de ter experiência prática em sala de aula, o programa incentiva que os bolsistas desenvolvam um projeto didático-pedagógico para utilização na própria escola.
O ‘Hoje é dia de…’ desembarca em Barretos para mostrar os bastidores da Festa do Peão de Boiadeiro, que completa 60 anos em 2015. Alexandre Henderson conta a história do evento, conversa com os profissionais envolvidos e mostra as principais tradições da festa, como a Queima do Alho – tradição gastronômica herdada dos tropeiros e peões que, no passado, abriram caminhos no interior de São Paulo transportando gado. Com a dupla sertaneja Roby & Thiago, ele aprende a cozinhar um prato típico que mistura arroz de carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco.
No ‘Expedições Urbanas’, Renato Cunha visita o Projeto Fundo Limpo, criado em Salvador por alunos e instrutores de uma escola de mergulho preocupados com a quantidade de lixo no fundo do mar nas praias do Porto e da Barra.

Sobre o ‘Como Será?’
‘Como Será?’, parceria do Jornalismo e da área de Responsabilidade Social da Globo com a Fundação Roberto Marinho, tem como objetivo compartilhar com o público experiências transformadoras, exemplos de cidadania e colaborar para a construção de um futuro melhor ao tratar de maneira integrada temas como educação, ecologia, mobilização social, trabalho e inovação. É um espaço para apresentar, conhecer e incluir pessoas e ideias, que conta com a interatividade como grande aliada.

Crédito: Globo/Ramón Vasconcelos

O ‘Como Será?’ vai ao ar no canal internacional da Globo sábado, 10 de outubro, nas Américas, dia 11, no Japão e Austrália, e sábado, dia 17, na África e Europa.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: seg, 15 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page