Além do talento e amor pela gastronomia, para conquistar um lugar na indústria da comida é necessário muito estudo. Foto: Elle Cosgrave/Unsplash
Business

Como se tornar um profissional da Gastronomia

Sending
User Review
0 (0 votes)

A paixão pela cozinha e pela boa comida dificilmente sai de moda, sendo assim, profissionais capazes de executar de maneira eficaz e inovadora o ofício da culinária ganham destaque no mercado gastronômico e às vezes podem até se dar ao luxo de escolher onde desejam trabalhar.

Comer bem é um prazer universal, mas podemos dizer que a busca por entretenimento voltado à culinária nunca esteve tão forte em todo o mundo, com uma variedade de programas de TV especializados no assunto. Mas o dia a dia na cozinha está longe do glamour dos pratos gourmet e estrelas Michelin. Tem muito suor, trabalho, criatividade e dedicação para conquistar um lugar na indústria da comida, e tudo isso acompanhado de muito estudo.

Gastronomia se aprende?

Será que basta gostar de cozinhar para seguir a carreira gastronômica? A verdade é que existem outras aptidões primordiais para a profissão.

Além do amor pela cozinha, é necessário ter habilidade para montar pratos, cardápios, e conhecer bem os ingredientes. Liderança, principalmente na cozinha de restaurantes, e saber trabalhar em equipe, já que a coletividade eficiente é fundamental para garantir um excelente produto, também são importantes.

Mas se você não tem todas as características mencionadas acima, porém, gosta de trabalhar com comida não se preocupe: a educação é o caminho. Ao fazer um curso superior de gastronomia, por exemplo, a tendência é que essas habilidades se desenvolvam durante o curso.

As habilidades de um profissional da gastronomia se aprimoram com um curso superior. Foto: Freepik

Áreas de atuação

Quando pensamos em gastronomia, já vem à mente cozinha de restaurante, não é mesmo? Mas engana-se quem se limita a isso. O mercado de trabalho tem diversas áreas de atuação para os graduados.

Um chefe profissional pode atuar em indústrias, escolas, confeitarias, hospitais, hotéis e até em empresas de fiscalização sanitária. Outra opção que o mercado oferece é trabalhar como consultor, prestando serviços para restaurantes e bares na criação de cardápios, análise criteriosa de fornecedores, escolha de layouts e diversas outras funções. Há ainda os chefs corporativos, um nicho estreito e extremamente competitivo. Esses são os profissionais por trás da criação do menu de cadeias de restaurantes bastante conhecidos no mundo todo.

Não podemos esquecer dos personal chefs, uma grande tendência, que abrange a área de atuação para eventos particulares e intimistas, além da possibilidade de ser dono do próprio negócio, abrindo um buffet ou atendendo eventos de forma autônoma.

Gastronomia a distância para brasileiros no exterior

O Centro Universitário Internacional Uninter oferece o curso superior online de Gastronomia para os brasileiros que vivem nos Estados Unidos, Europa e Japão. A formação do tecnólogo é realizada pelo ambiente virtual de aprendizagem, 100% em português.

A graduação traz uma gama completa de áreas voltadas à alimentação. Entre elas, atividades que abrangem restaurantes, bares, personal chef, chefe de cozinha, unidades produtoras de alimentos e outras. Com tantas áreas de atuação, as habilidades e técnicas não podem se restringir à cozinha trivial, sendo uma mescla da culinária brasileira com a internacional.

A grade curricular geral conta com carga horária total de 1.908 horas muito bem distribuídas de acordo com os critérios de evolução e o próprio andamento do curso. O profissional graduado no Centro Universitário Internacional Uninter está apto a entrar de maneira extremamente capacitada em diversos setores do mercado, com a conexão de grandes áreas do conhecimento. Para mais informações sobre o curso de Gastronomia visite o site da Uninter Americas.


O Centro Universitário Internacional Uninter é um dos maiores grupos do segmento educacional e uma das únicas instituições de educação a distância do Brasil credenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 550 mil alunos e, hoje, tem mais de 500 mil estudantes ativos. Fora do Brasil, o Centro Universitário Internacional UNINTER oferece mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação EAD para brasileiros, com polos de apoio presencial localizados em Atlanta, Boston, Fort Lauderdale, Houston, Miami, Newark, Orlando, Salt Lake City e Washington-DC, nos Estados Unidos; Lisboa e Porto, em Portugal; Londres, Inglaterra; Milão, Itália; Madrid, Espanha; e em Nagoya e Toyohashi, Japão. 1-833-605-1255 | uninteramericas.com

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 18 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page