Vida e Saúde

Como ensinar seus filhos a lidar com vulnerabilidades

Contabilidade
Sending
User Review
5 (1 vote)

Ensinar crianças e adolescentes a lidar com vulnerabilidades emocionais, como vergonha de falar em público e assumir erros, é essencial para o desenvolvimento emocional e social deles. Essas habilidades não apenas os ajudarão a enfrentar os desafios presentes, mas também serão valiosas ao longo de toda a vida e construção do adulto que serão no futuro. Dificuldades como medo de rejeição ou vergonha são comuns para a maioria dos pequenos, porém é essencial que sejam trabalhados para garantir que tenham um futuro saudável. 

Para ajudá-los a lidar com essas vulnerabilidades, você, pai ou mãe pode valorizar seus filhos e reforçar a autoestima deles, não apenas elogiando o que fazem bem ou com facilidade, mas também aquilo que seus esforços e qualidades pessoais representam. Auxiliá-los e incentivá-los a desenvolver habilidades sociais como comunicação, é favorável inclusive ao estabelecimento de um ambiente onde seus filhos se sintam à vontade para expressar sentimentos, emoções e preocupações. Incentive-os a falar sobre as experiências que vivem, medos, preocupações e frustrações. Nesse processo, é recomendado sempre estar atento para validar e respeitar as emoções e sentimentos deles, ouvindo-os calmamente e trazendo um direcionamento. 

A frustração faz parte da vida de todo ser humano, portanto, é necessário que crianças e adolescentes aprendam a lidar com ela. Ajude-os a entender que a rejeição e o fracasso são partes naturais da vida e podem desenvolver habilidades para superá-los. Eles precisam entender que não são super-heróis, que ninguém é. Está tudo bem ser vulnerável e abrir suas dificuldades e aceitá-las. Ensine seus filhos a aceitar suas imperfeições e a desenvolver uma imagem positiva de si mesmos e que, dependendo da forma que lidamos com elas, nos ensinam e nos fazem crescer. 

Um profissional da área, psicólogo ou psicóloga, pode apoiar seus filhos a desenvolver estratégias saudáveis como técnicas de relaxamento, de resolução de problemas ou para lidar com vulnerabilidades. Pode ensinar, por exemplo, que quando se sentirem nervosos antes de uma apresentação, podem respirar profundamente algumas vezes para ajudar a acalmar os nervos.  

Na medida do possível, busque ser um modelo positivo para seus filhos, mostrando como lidar com as vulnerabilidades e inseguranças de uma forma construtiva e saudável. Esteja sempre disponível para oferecer apoio emocional quando seus filhos se sentirem vulneráveis e mostre que você os ama incondicionalmente, pelo que eles são.  É importante que os responsáveis fiquem atentos aos seus filhos e suas vulnerabilidades, apoiando-os sempre que necessário. Seja a principal referência de apoio e aconselhamento. 

Sobre Helen Mavichian

Helen Mavichian é psicoterapeuta especializada em crianças e adolescentes e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É graduada em Psicologia, com especialização em Psicopedagogia. Pesquisadora do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em neuropsicologia e avaliação de leitura e escrita. Mais informações em https://helenpsicologa.com.br/

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 2 dez.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page