Vida e Saúde

Saiba como evitar surpresas no divórcio

Contabilidade
Sending
User Review
5 (1 vote)

Luiz Fernando Gevaerd, especialista na área de Direito da Família, dá algumas orientações essenciais para quem sente que o casamento está caminhando para o fim

Um divórcio nunca acontece de uma hora para a outra. Muitos conflitos anteriores entre o casal acabam levando à separação legal. Por isso, quem já sabe que o casamento está terminando deve se precaver para não ter surpresas na partilha de bens ou assim que o processo se inicia.

De acordo com Luiz Fernando Gevaerd, especialista na área de Direito da Família com mais de 40 anos de carreira, mais de 10 mil casos atendidos e diretor do escritório Gevaerd Consultoria Jurídica, é importante fazer um inventário completo dos bens e investimentos do casal antes mesmo da separação. “Regularize as contas bancárias, calcule as despesas da casa, não deixe nada para depois”, sugere.

Ele também explica que objetos valiosos, como jóias ou obras de arte, devem ser fotografados e relacionados para entrarem na partilha de bens, já que, como são de fácil transporte e muitas vezes não há possibilidade de comprovação legal, esses itens costumam desaparecer quando há perspectiva de litígio no casal. “Se você não cuidar desse aspecto poderá ter surpresas desagradáveis como, por exemplo, verificar que o ex-cônjuge vendeu objetos do patrimônio comum antes de iniciada a partilha”, afirma. 

Outro ponto importante a ser definido antes mesmo da separação é relacionado à residência principal dos filhos caso o casal os tenha. “Se você pretende continuar morando com seus filhos, jamais mude de casa sem levá-los consigo. A tendência da Justiça, nesses casos, é manter inalterada a situação das crianças até a decisão final, que pode demorar alguns anos. Ou seja, se a mulher sai de casa e deixa os filhos com o marido, essa situação certamente poderá ser mantida, pelo menos até o julgamento”, ressalta o Dr. Gevaerd. 

O especialista explica que quando a decisão de divórcio é tomada, é bastante natural que um dos parceiros já opte por sair de casa. Nesta hora, a orientação do Dr. Gevaerd é que a pessoa que está saindo deve levar tudo o que é dela. “O impacto de uma decisão de divórcio, por alguma razão que a psicologia pode explicar, às vezes causa na outra parte uma profunda fúria, não sendo incomuns os casos em que a parte que se sente traída ou rejeitada destrói roupas e objetos que são importantes para o outro”, finaliza.

Sobre Luiz Fernando Gevaerd

Especialista na área de Direito de Família, o advogado Luiz Fernando Gevaerd possui 40 anos de carreira e mais de 10 mil casos atendidos. Gevaerd é graduado em Direito, Economia, Administração de Empresas, Contabilidade e especialização em Mediação de Conflitos. Por sua grande expertise, o profissional é fonte constante das grandes mídias (programas de TV, rádios, revistas, jornais e sites) em assuntos diversos. Um de seus diferenciais é a experiência em outras áreas relacionadas com o Direito de Família: Economia, Contabilidade e Negócios, permitindo-lhe falar sobre as repercussões do divórcio em grandes patrimônios.
 

Sobre a Gevaerd Consultoria Jurídica

Fundado em 1982, o escritório de advocacia atua especificamente nas áreas de família e sucessões, com inúmeros profissionais associados. Atualmente, além da sede na Barra da Tijuca, o escritório mantém local de atendimento no Centro do Rio de Janeiro e também em São Paulo, além de on-line para todo o Brasil e é dirigido por Luiz Fernando Gevaerd. 
 

Habilitado como Mediador de Família nos Estados Unidos, Dr. Gevaerd foi o precursor no uso de mediação e arbitragem no Direito brasileiro, sendo professor destas matérias. O escritório Gevaerd Consultoria Jurídica tem programas permanentes de treinamento de sua equipe e advogados convidados nas áreas de Direito de Família, Sucessões e Mediação de Conflitos e disponibiliza também programas de treinamento nas áreas de direito de família e sucessões para advogados.


Para mais informações, acesse o site

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 23 jul.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page