Vida e Saúde

Cáries não são as únicas as inimigas dos dentes

Cirurgiã dentista alerta para outros problemas que, em estágios avançados, também podem provocar a perda de dentes

De acordo com dados do IBGE e Ibope 39 milhões de brasileiros usam próteses dentárias, sendo que uma em cada cinco delas têm entre 25 e 44 anos. Os profissionais da área explicam que é preciso dar atenção aos cuidados com os dentes e, embora as cáries sejam uma grande vilã de sua saúde, há outros fatores que podem comprometer a vida longa dos dentes.

É o alerta da cirurgiã dentista, Carla Rockenbach. “O que se percebe é que os cuidados com a saúde bucal sendo negligenciada quando não há dores ou inflamações incômodas”, diz ela, que é sócia  da Venko Inteligência Odontológica. Ela observa que é possível manter os dentes ao longo da vida, mas é preciso mudar a cultura de não manter as consultas periódicas, nas quais se detecta problemas antes de eles se agravarem. Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), mostraram que mais da metade dos brasileiros não vão anualmente ao dentista (55,6%).

Perda de dentes 

Entre os motivos que podem comprometer a permanência dos dentes estão a mordida cruzada,  que aparentemente  é uma questão estética, e o bruxismo, que é o hábito de ranger os dentes.  Normalmente, são problemas conhecidos por causar enxaquecas  e dores nas articulações. Mas eles também acarretam em perda dentária em estágio avançado. 

“No bruxismo, muitas vezes há quebra dos dentes pela força que o paciente coloca. Na mordida cruzada, a retração gengival acontece em decorrência do problema não tratado e, com isso, cria-se uma novo problema que leva à perda dos dentes em estágio avançado”, diz. 

Carla lembra que um adulto tem  28 dentes  e todos eles são primordiais para a mastigação, para a pronúncia das palavras e, claro, para complementar a autoestima individual. “Hoje, há alternativas para se corrigir esses problemas, mas é importante que a população entenda a gravidade das consequências desses outros problemas da boca”, diz.

You cannot copy content of this page