News

Brazil Foundation – Um ano depois do rompimento das barragens de Mariana

Sending
User Review
0 (0 votes)

A maior tragédia ambiental da história do Brasil, o rompimento das barragens de Mariana em 5 de novembro de 2015, completa amanhã 1 ano. Imediatamente após o ocorrido, doadores da BrazilFoundation se mobilizaram para arrecadar recursos em apoio a iniciativas socioambientaisna região atingida. Foram realizados 3 eventos de arrecadação e 7 iniciativas financiadas atendendo às populações atingidas. Hoje, os desafios da região ainda são muitos, mas comemoramos os impactos alcançados por essas iniciativas, que atuam desde o incentivo à preservação ambiental a partir da leitura, até orientações jurídicas diretas para moradores afetados.

Confira alguns resultados:

 Inst. Pelo Bem da Planeta - Coletivo Mica - AHOBERO

Instituto Pelo Bem da Planeta | Governador Valadares

Promover a consciência ambiental para alunos e professores

O instituto utiliza o personagem de um livro infanto-juvenil e atividades pedagógicas para discutir preservação ambiental e valorização dos rios, incentivando alunos e professores de 26 escolas a se tornarem criadores de ações ambientais. Uma grande gincana envolvendo mais de 4,000 alunos foi organizada com a metodologia do Play The Call, culminando em ações de replantio nas margens e nascentes do Rio Doce. A ideia é expandir a iniciativa para outras cidades, escolas de áreas rurais e utilizar o mesmo modelo para abordar outros temas além da poluição dos rios.

Coletivo MICA - Mídia, Identidade, Cultura e Arte | Mariana

Coletivo MICA – Mídia, Identidade, Cultura e Arte | Mariana
Comunicação para garantia e promoção de direitos em Mariana
O Coletivo está promovendo a conscientização sobre o direito à comunicação a 200 jovens de 5 escolas municipais de Mariana, para que tenham acesso e produzam informações sobre o seu cotidiano, e já está expandido suas ações para outro distrito.

Assoc. dos Hortifrutigranjeiros de Bento Rodriques | Mariana

Assoc. dos Hortifrutigranjeiros de Bento Rodriques | Mariana

Produção de geleia de pimenta como fonte de renda e desenvolvimento local

O apoio viabilizou a compra dos insumos necessários para a produção da geleia, elevando o número de produção para 1.255 potes ao mêse beneficiando 9 mulheres produtoras de geleia de pimenta biquinho. Esse crescimento possibilitou o alcance a diversos pontos de venda em Mariana, além da realização de novas parcerias.

Coletivo "A Sirene" | Mariana

Coletivo “A Sirene” | Mariana

Fortalecimento Comunitário para a recuperação humana, social e ambiental da região do Rio Doce
Em parceria com o Coletivo MICA, o projeto está realizando oficinas para 80 moradores sobre direito à comunicação, análise crítica da mídia, mídias sociais e fotografia, além da produção de jornais que contam histórias de pessoas atingidas.

AEDAS - Assoc. Estadual de Defesa Ambiental e Social | Mariana

AEDAS – Assoc. Estadual de Defesa Ambiental e Social | Mariana

Promoção de direitos para as famílias ribeirinhas atingidas pelo rompimento da barragemUpholding the Rights of Families Affected by the Environmental Disaster
Foram criados 15 Grupos de Base com a participação de 10 famíliasem cada, para orientação, empoderamento e acompanhamento no processo de garantia de direitos e reparação de danos, resultando na apropriação de seus direitos e na democratização das decisões.

Assoc. Arquitetos Sem Fronteiras - Mariana | Mariana

Assoc. Arquitetos Sem Fronteiras – Mariana | Mariana

Atendimento às famílias atingidas no município de Mariana, potencializando a participação delas no processo de reconstrução comunitária
A ASF Brasil está prestando assistência a 350 moradores de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, garantindo a sua participação e representação no processo de reconstrução da sua comunidade.

 Cáritas Diocesana de Governador Valadares | Governador Valadares

Cáritas Diocesana de Governador Valadares | Governador Valadares

Fortalecimento Comunitário para a recuperação humana, social e ambiental da região do Rio Doce

O projeto criou a Comissão de Meio Ambiente da Província de Mariana, formada por 24 representantes de 4 municípios que se reúnem a cada 2 meses para promover debates e definição de ações frente aos graves desafios ambientais na região.

Feijoada para Minas Gerais | Feijoada for Minas
Nov. 13th, 2016- EAST Hotel, Miami, FL

Junte-se a nós em Miami para que possamos continuar apoiando iniciativas em Minas Gerais!

Convites no link: https://brazilfoundation.org/event/feijoada-para-o-fundo-minas/?lang=pt-br#convites&utm_source=Copy+of+News+September+2016&utm_campaign=Rio+Doce+One+Year&utm_medium=email

*Convite inclui: feijoada, duas caipirinhas e sobremesa.

Valor: $135 por pessoa ou mesa para 8 pessoas por: $1,080

Sobre o Evento:
A Feijoada vai arrecadar fundos para o Fundo Minas da BrazilFoundation.

Quando: 13 de novembro de 2016, 13:00-17:00 hs
Onde: East Hotel, 788 Brickell Plaza, Miami, FL

Comitê: Adriana Vianna, Alexandre Piquet, Ericson Reis, Jo Paes, Luciana Junqueira, Rejane de Paula e Suzane Macedo,

 

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 16 jun.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page