Thiago Zamprogno jogador de vôlei - Bronze no AAU Nationals Championship sub 17, Escolhido melhor atleta da equipe pelo técnico, troféu “All American”
Esportes

Brasileiro é talento em quadra de voleibol e um dos melhores da Flórida

Sending
User Review
5 (1 vote)

Se depender da força de vontade e do talento e garra em quadra, o sonho deste garoto, de associar a paixão pelo vôlei aos estudos em uma grande universidade americana, está bem mais perto de ser realizado do que talvez ele imagine.

O nome do brasileiro Thiago Mosci Zamprogno, 16 anos, figura a lista dos atletas de nível estudantil que mais sobressaíram na Florida no último ano. Citado como um dos oito melhores jogadores do estado pelo Miami Herald Atletic Awards, lidera o ranking quando se trata do condado de Broward. E ainda foi indicado para o prêmio de jogador de do ano pelo Southeast Florida High School Awards.

A notícia, como não poderia deixar de ser, foi recebida com grande alegria e orgulho, por Thiago e pelos seus pais, Bruno e Vanessa. O reconhecimento gerou uma certa surpresa, já que jovem ainda estava no segundo ano do high school e normalmente esses prêmios são mais comuns aos atletas do terceiro ou quarto ano.

Natural de Vitória (ES), radicado nos EUA há 6 anos, o jovem começou a se desenvolver no esporte ainda como uma brincadeira. No Brasil, na cidade litorânea onde a família vivia, Thiago sempre brincava na praia com seus pais. E, após a mudança de país, a prática do esporte continuou. Foi no Pelican Community Park, em Sunny Isles Beach, junto com amigas que já o praticavam, que conheceu o vôlei como esporte. O primeiro clube foi o Coastal Volleyball e, já no high school, jogou no Alonzo and Tracy Mourning. Com o talento já aprimorado, o jovem recebeu então um convite de um dos técnicos do Ocean Bay Volleyball (OBV), seu atual clube, para integrar o time Sub15.

Posteriormente, o técnico principal do OBV, Mike Zarate, também o convidou para integrar o time principal da Cardinal Gibbons High School. Atualmente, Thiago joga na posição de meio de rede (middle blocker), pela categoria principal do sub16.

Oportunidade de aprimoramento

Devido ao reconhecimento estadual, Thiago foi convocado para treinar no Programa de Desenvolvimento do Time Nacional (NTDP Summer Training Series) junto aos melhores atletas da categoria 16 anos dos EUA. O programa de aperfeiçoamento acontecerá em Anaheim (Califórnia) de 18 à 23 de julho.

Além da presença e ensinamento dos melhores treinadores de vôlei do país, o atleta poderá compartilhar experiências com o seleto grupo de 78 outros jovens que foram convocados a nível nacional. “Espero que seja um treinamento focado no meu aperfeiçoamento técnico e tático. E que eu tenha feedback do que eu posso melhorar”, conta sobre a sua expectativa.

Esta mesma perspectiva prudente também se faz presente em outro momento, agora sobre o futuro. Quando questionado se pretende seguir carreira de atleta profissional na categoria adulto, Thiago é cauteloso. “Espero ter essa certeza durante o período de treinamento universitário, onde o nível dos jogos se assemelham ao das seleções nacionais”, conta. Alguém ainda tem dúvidas de uma carreira promissora nas quadras?

Comente

Clique aqui para comentar

You cannot copy content of this page
X
X