User Review
( votes)Por Dra. Ana Gouvea
Passamos em média 1/3 das nossas vidas dormindo. Muitas vezes, problemas como ansiedade, depressão e estresse afetam o nosso sono. Além disso, quando não dormimos bem ficamos de mau humor e irritados e isso afeta as nossas relações e a nossa eficiência e produtividade no trabalho. Dormir mal também afeta a nossa saúde física, porque afeta o nosso sistema imunitário.
Distúrbios do sono podem ser de dois tipos: dissonias e parassonias. Dissonias envolvem dificuldades relacionadas à quantidade, à qualidade e ao tempo de sono. Por exemplo, não conseguirmos dormir quando temos que acordar cedo no outro dia ou acordarmos cansados apesar de ter dormido a noite toda. Parassonias estão relacionadas a um comportamento anormal durante o sono, como pesadelos e sonambulismo. Como vários transtornos psicológicos estão relacionados com insônias, tratamentos para depressão e ansiedade, por exemplo, têm que levar em consideração o tratamento dos distúrbios do sono. Um fator importante para prevenir e diminuir problemas com o sono é o que os especialistas chamam de higiene do sono. A higiene do sono está relacionada a bons hábitos antes de dormir.
Listo a seguir alguns desses hábitos:
1) Estabeleça uma hora para dormir e acordar todos os dias.
2) Elimine bebidas com cafeína pelo menos 6 horas antes de dormir.
3) Evite álcool antes de dormir.
4) Adote uma dieta balanceada sem muita gordura.
5) Vá para a cama apenas quando estiver com sono e levante da cama se você não consegue dormir.
6) Não faça exercício físico antes de dormir.
7) Faça exercício físico regularmente durante o dia.
8) Evite barulho e luzes (ex.: TV, phone, Ipad) no quarto.
9) Estabeleça uma rotina antes de dormir (ex.: um banho morno, um chá descafeinado).
Além da higiene do sono, técnicas de relaxamento também ajudam na hora de dormir, como o relaxamento progressivo ou a meditação. Hoje em dia existem vários aplicativos com meditações que ajudam a adormecer. Restabelecer um padrão saudável de sono contribui para diminuir a depressão e a ansiedade e vice-versa. Quando a depressão e a ansiedade começam a melhorar, consequentemente os distúrbios de sono melhoram. Então se você tem problemas para dormir, estabeleça a sua higiene do sono, use técnicas de meditação e procure um profissional de saúde mental qualificado para ajudar em casos de depressão ou ansiedade.
Boa noite! Durma bem!
Comente