Atividades extracurriculares e físicas como futebol (tradicional e americano), baseball, hockey, natação e ciclismo são parte dos programas de after-school
News

After-school: Como funciona o contra-turno escolar nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, existe uma grande preocupação em garantir uma formação completa aos estudantes. Os programas after-school, como são chamadas as atividades extra-curriculares realizadas no contra-turno escolar, são algumas das ferramentas utilizadas para melhorar essa formação.

Os programas têm, em geral, um foco principal em ajudar os alunos com seus trabalhos escolares, mas essa não é a única atividade desenvolvida neles. Os alunos têm ainda a oportunidade de participar de diversas atividades, o que auxilia sua formação de maneira muito mais holística.

Atividades desenvolvidas nos programas
Existe uma grande quantidade de atividades que são realizadas no programa after-school, explorando as mais diversas áreas do conhecimento e fornecendo uma formação adicional aos estudantes que participam delas. Entre as mais comuns dessas atividades, podemos citar alguns exemplos:
• Esportes, como futebol (tradicional e americano), baseball, hockey, natação, ciclismo;
• Artes performáticas, como dança, teatro, balé, coral e bandas;
• Artes plásticas, como pintura, desenho e escultura;
• Atividades conhecidas como “enriquecimento acadêmico”, que podem incluir reforços escolares de literatura e matemática;
• Preparação para testes e vestibulares;
• Educação ao ar livre, como atividades de escoteiros e bandeirantes, além de atividades realizadas com bombeiros ou policiais;
• Educação financeira;
• Ajuda comunitária em geral, como visita e arrecadação de fundos para pessoas em situações vulneráveis.

Essas são apenas algumas das atividades realizadas nesses programas, mas há muitas outras. Geralmente, cada instituição que oferece um programa after-school foca em uma ou algumas atividades correlatas, mas a grande quantidade de grupos que organiza esse tipo de atividade garante uma variedade bem ampla, de modo que nem seria possível citar todas as possibilidades aqui.

Uma tendência moderna dos programas after-school que vem ganhando cada vez mais espaço é a introdução à gerência, empreendedorismo e liderança. Essas atividades são bastante valorizadas, uma vez que a mentalidade empreendedora é muito bem-vista e importante na sociedade e cultura americana.

Benefícios e importância das atividades after-school
As atividades after-school são consideradas por alguns estudiosos um dos fundamentos de uma boa criação. Esses especialistas afirmam que é importante para a criança ganhar experiência de liderança e confiança em suas habilidades sociais desempenhando atividades organizadas com outras pessoas.

Muitos dos defensores dos programas after-school afirmam que eles são bastante efetivos em reduzir o “achievement gap”, como é conhecida a diferença em performance acadêmica entre estudantes brancos e de cor. A pesquisa da Afterschool Alliance nos oferece um possível motivo para que isso aconteça, uma vez que 24% das crianças matriculadas nos programas são negras e 29% são de descendência latina, populações historicamente marginalizadas na sociedade americana.

Para saber mais sobre o contra-turno (after-school) nos Estados Unidos, visite nosso website prepeducationconsulting.com.

Serviço:
Prep Education Consulting é uma empresa criada por profissionais com mais de 20 anos de experiência na área da educação, com o objetivo de ajudar famílias a compreender o funcionamento do sistema educacional americano, desde o pré-escolar ao 12º ano. Site: prepeducationconsulting.com/ @prepeducation /Prep Education Consulting (Facebook).

You cannot copy content of this page
X