Como prevenir o suicídio? A prevenção do suicídio requer esperança
Vida & Saúde Vida e Saúde

A prevenção do suicídio requer esperança

Sending
User Review
0 (0 votes)

Por Dra. Ana Gouvea
No mês passado, no dia 10 de setembro, tivemos o dia mundial da prevenção do suicídio, com o objetivo de aumentar a consciência para o problema. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nos Estados Unidos, o suicídio é a segunda causa de morte em indivíduos entre 10 e 34 anos e a quarta em indivíduos entre 35 e 54 anos. Importante notar também que entre 2001 e 2017 a taxa de suicídio nos Estados Unidos aumentou 31%.

Mas o que leva uma pessoa a querer se matar? Suicídio está muito ligado à sensação de desesperança. A pessoa se sente tão sobrecarregada com os seus problemas que começa a achar que a única saída é se matar. A pessoa não consegue lidar com os problemas e se sente deprimida, inútil, desadequada, isolada e sozinha. Se você tem pensamentos sobre suicídio, procure ajuda de um profissional de saúde mental qualificado ou em caso de emergência ligue para a linha direta de Prevenção Nacional do Suicídio: 1-800 273 8255.

Como prevenir o suicídio? A prevenção do suicídio requer esperança. E isso me faz lembrar de uma citação do monje budista Thich Nhat Hanh. Ele diz que “a esperança é importante porque ela pode tornar o momento presente mais fácil de suportar. Se acreditamos que amanhã será melhor, podemos suportar uma dificuldade hoje”. Essa também é a ideia de seu livro “No mud, no lotus” (em português: Sem lama, sem flor de lótus). A flor de lótus é uma excelente metáfora para lidar com o sofrimento e a desesperança. A magnificente flor de lótus nasce da lama. Ela nasce limpa e perfeita e representa pureza, paz, renascimento. Para Thich Nhat Hahn, o segredo da felicidade é reconhecer o sofrimento e transformá-lo. Não fugir do sofrimento, mas encará-lo e buscar soluções. Sair da lama e elevar-se como flor de lótus. Nesse sentido, a dificuldade pode ser uma oportunidade para a busca de um futuro melhor.

Muitas vezes o futuro melhor aparece na busca de um propósito para as nossas vidas. A saída para o desespero está na busca de um objetivo e sentido para nossas vidas. Exemplo disso são os pais e sobreviventes de tiroteios em escola. Muitos desses pais e sobreviventes começaram a lutar por leis de controle de armas porque não queriam que outros pais e estudantes passassem pelo mesmo sofrimento que eles passaram.

Um outro exemplo é a campanha de conscientização das mudanças climáticas que a adolescente sueca Greta Thurnberg originou. Em entrevistas, Greta explica que ela sofria de depressão, não conseguia comer e não ia mais à escola porque estava preocupada com as mudanças climáticas. Ela começou a estudar sobre o tema e lançou a greve pelo controle das mudanças climáticas. Ela transformou a lama em flor de lótus. Sua coragem, honestidade e conhecimento estão inspirando milhões de adolescentes no mundo todo a lutarem por um futuro melhor. A luta por um futuro melhor não pode acontecer se não temos esperança, se não buscamos um propósito para nossas vidas, se não acreditamos que o amanhã pode ser melhor.

 

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 14 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page