Isa Souza
Entrevistas

Isa Souza: “Minha especialidade é uma cozinha fácil, saudável e saborosa”

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

A chef Isa Souza nasceu em Santa Rosa, uma pequena cidade do Rio Grande do Sul. Formada em Direito, trabalhava como advogada quando decidiu se mudar para a Europa, onde concluiu um mestrado em Direito Europeu. Após atuar como advogada internacional durante alguns anos, mudou-se para Miami, onde decidiu seguir uma antiga paixão: Gastronomia. Além de conhecida chef de cozinha, Isa se transformou em celebridade na TV Hispânica nos EUA e comandou, durante sete anos, o seu próprio programa em espanhol. Ela também escreveu um livro, é colunista de culinária da Acontece Magazine e tem um canal no Youtube. Conheça um pouco mais da carreira e dos projetos profissionais da chef Isa Souza, nesta entrevista para a Acontece Magazine.

Isa, como aconteceu a transição dos livros de Direito para os livros de receita?
Foi algo que aconteceu sem eu ter planejado. Digamos que tenha sido um caso do destino. Sempre tive paixão pela culinária e, como aqui nos EUA eu era impedida de exercer minha profissão, foi o momento de investir nessa paixão. Nunca imaginei fazendo isso na televisão, foi então que busquei especialização. A mesma dedicação que tive para estudar Direito também tive para estudar Gastronomia. Fui estudar no French Culinary Institute, em Nova York. Não foi nada fácil, porque estava em outro país, falando outra língua, a escola é francesa e usa muitas expressões em francês. Fui reconhecida como autodidata e pulei várias etapas através de testes. Hoje sou titulada e também fiz cursos avançados em food tecnology e técnicas francesas e italianas. Minha especialidade é uma cozinha fácil, saudável e saborosa.

Você é brasileira, mas fez sucesso na comunidade hispânica apresentando um programa de TV. Como você foi recebida por esse público?
Fui recebida muito bem, tanto que o programa iniciou em rede nacional e também em canal aberto na Mega TV e ficou no ar de 2010 até o ano passado. Sempre fui muito bem acolhida e, a convite, atuei em outros vários canais de emissoras nacionais. Sempre que envolvia brasileiros na comunidade hispânica eu era convidada para participar e representar o Brasil. Tive o prazer de cozinhar, ao vivo, com celebridades ilustres como Carlos Saldanha, Rodrigo Santoro, Jamie Foxx e Andy Garcia.

Fale um pouco sobre o seu livro “Isa: Vida y Sabor” e seu canal do Youtube. Como administra tanta coisa ao mesmo tempo?
No meu livro, eu quis passar a mesma mensagem dos meus programas de televisão e do canal do Youtube, de que é possível comer de forma saudável preparando pratos fáceis e saborosos. Administro meu tempo fazendo tudo isso com muito prazer, sempre fui acostumada a fazer diversas coisas ao mesmo tempo e a buscar aquilo que desejo.

Você tem projetos de TV em português? Para brasileiros?
Sim, agora mais do que nunca. Por querer gravar em português, decidi não gravar mais em espanhol e estou me preparando para isso. Acredito que chegou o momento de levar a minha mensagem e meu trabalho para o Brasil e brasileiros que também vivem aqui na América.

O que mais você admira no público hispânico? O que ele tem de mais diferente do público brasileiro?
A autenticidade, a forma como eles se apresentam, a união e a garra que eles têm de mostrar isso e marcar presença.

Você é descendente de espanhóis, italianos, nasceu no Brasil e é uma celebridade no mundo hispânico. Como lida com essa diferença de culturas?
Não vejo diferença, me sinto bem assim, misturada. Acredito que toda essa mistura acaba me deixando à vontade com essas culturas.

Samba ou salsa?
Samba, mas como chef, sempre adiciono uma salsa.

Com tantas influências gastronômicas, o que você mais gosta de preparar?
Churrasco no domingo.

Quais os seus projetos futuros?
Aprimorar meu canal no Youtube, gravar um programa em português e, além disso, ter mais tempo de viajar pelo mundo para escrever e mostrar tudo isso para quem me segue.

O que você mais gosta da vida em Miami? E quais os seus restaurantes preferidos?
Miami é uma cidade geograficamente bem posicionada, sem contar que tem uma natureza incrível. Me sinto em casa aqui. Miami é tudo de bom. Adoro o Il Gabbiano, uma das melhores comidas italianas, o Zuma, um contemporary japanese cuisine, o Mandolin Aegean Bistro, com a gastronomia grega.

Como você vê a diversidade gastronômica de Miami hoje?
Miami teve uma evolução gastronômica fenomenal dentro desses dez anos em que estou vivendo aqui. A cidade virou um centro cultural gastronômico, onde temos uma diversidade culinária excelente para todos os gostos. Encontramos aqui um dos melhores restaurantes peruanos e até a presença da culinária brasileira já não é mais limitada ao “steak house”. Hoje temos em Miami o restaurante Coco Bambu, que apresenta um cardápio diversificado e muito saboroso.

Serviço: Instagram: @isasouza_public
Foto: Marcio Rangel

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: seg, 30 dez.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page