User Review
( votes)Por Paola Tucunduva
Atualmente está na moda falar que temos que ser “protagonistas” das nossas vidas. Mas você sabe o que fazer para se tornar o protagonista da sua vida?
Primeiro, você precisa entender o que isso significa. Segundo estudiosos do comportamento humano, as pessoas desenvolvem crenças a respeito da relação causa e efeito do que acontece com elas, o que chamamos de “lócus de controle”. Refere-se ao grau em que as pessoas sentem que não têm controle sobre os eventos que influenciam as suas vidas.
Há dois tipos de comportamento: um que assume a responsabilidade pelo que acontece na sua vida, que é o lócus de controle interno; e outro que acredita que tudo que acontece, principalmente de ruim, é consequência de fatores externos, e o que dá errado é culpa de terceiros, sendo este o lócus de controle externo.
Quando você está lidando com um desafio em sua vida, você sente que tem controle sobre o resultado? Ou acredita que está simplesmente nas mãos de forças externas?
Se acredita que não tem controle sobre o que acontece e que as variáveis externas são as culpadas, então você tem um lócus externo e se coloca como vítima da situação. Com esse posicionamento você se desanima porque tem a impressão que não pode fazer nada, não tem escolha.
Agora se acredita que tem controle sobre o que acontece com você e sua vida, se consegue se ver no comando dela, então você tem o que chamamos de um lócus interno. Você se coloca como protagonista da sua vida, sabendo exatamente o que precisa fazer para obter um resultado melhor. E mesmo quando as coisas não dão certo, você busca rotas diferentes, porque você é o piloto.
Você acha que o empreendedor de sucesso é vítima ou protagonista? Quem você quer ser?
Se quiser saber se você tem o lócus de controle interno ou externo, visite o site da Acontece e faça o teste.
Fica a dica para o empreendedor dentro de você!
Comente