Culinária Vida e Saúde

Vegetais incomuns e suas propriedades minerais

Os pigmentos que dão a cor ao alimentos, como verde, vermelho, laranja, roxo, branco e marrom apresentam diversos benefícios à saúde que incluem vitaminas e minerais. Eles também podem ter propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-envelhecimento precoce e de prevenção contra algumas doenças como gripe, anemia e até alguns tipos de câncer.

Os alimentos de cor roxa, por exemplo, retardam o envelhecimento, neutralizam as substâncias cancerígenas, antes que elas alterem o código genético. Eles também auxiliam o sistema nervoso, pois favorecem a circulação e protegem o coração, além de ter boas doses de ferro. Um alimento muito comum na nossa gastronomia é a cebola amarela, que pode ser encontrada na versão roxa e possui todos esses benefícios. 

Outro muito comum são os de pigmento verde que apresentam clorofila, considerada um importante energético celular. Esses alimentos desintoxicam as células, inibem os radicais livres, protegem o cabelo e a pele ao impedir que o organismo absorva as substâncias químicas. Ficou convencido sobre a importância de diversificar a alimentação?  A Boa Terra apresenta alguns alimentos que fogem do padrão e acrescentam saúde e sabor ao cardápio, confira.

Cenoura roxa: rica em antocianina, um antioxidante que concede a coloração arroxeada. A substância ajuda a fortalecer a imunidade diminuindo os níveis de colesterol no sangue, além de ter efeito anti-inflamatório e contribuir para o funcionamento do sistema cardiovascular.

Acelga colorida: é um vegetal super saudável com ferro que ajuda no bom funcionamento do sistema circulatório e ainda previne a anemia. O consumo regular contribui para a saúde dos cabelos, previne doenças cardiovasculares, fortalece os ossos, melhora a digestão e previne diabetes. A acelga apresenta em sua composição carboidratos, fibras, cálcio, vitaminas A, B, C e K, além de ter a presença de antioxidantes, como flavonoides e carotenoides.

Couve-rábano: o vegetal faz parte da família do repolho e apresenta  caule bulboso verde ou roxo. De sabor adocicado, ele pode ser cozido, usado em saladas ou salteado. O alimento fortalece a saúde imunológica por ser rico em vitamina B6 que ajuda no metabolismo das proteínas e na produção de glóbulos vermelhos, além de ser uma excelente fonte de vitamina C.

Almeirão roxo: conhecido como chicória amarga, o alimento é uma excelente fonte de vitaminas A, C e B, além de ter boas doses de fósforo, ferro e cálcio. As folhas apresentam ação antioxidante, prevenindo assim o envelhecimento precoce das células.

Couve nero: rica em fibras, ferro, cálcio e vitaminas A e C. A hortaliça possui poucas calorias e quase nenhuma gordura, por isso é uma grande aliada nas dietas de emagrecimento. Seu consumo regular também contribui para o funcionamento intestinal, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção do envelhecimento precoce.

You cannot copy content of this page
X