Arte EUA

Valeria Musumeci: “O Espaço Acontece vai mostrar o melhor da arte brasileira”

Sending
User Review
0 (0 votes)

A curadora paulistana Valeria Musumeci vive em Miami há três anos e é proprietária da San Paul Gallery, em Wynwood. Desde pequena, descobriu o amor pela arte, influenciada pela família de descendência italiana, e também pelos anos em que estudou arte em Paris. Juntamente à fotógrafa Jade Matarazzo e ao sócio Carlos César Alves, Valéria é curadora do Espaço Acontece, no Pavilhão do Brasil do Miami River Fair, evento que acontece em dezembro, junto ao Art Basel. Conheça um pouco mais sobre trabalho de Valéria nessa entrevista para a Acontece Magazine.
Valéria, quando a arte entrou na sua vida?
O meu envolvimento com a arte começou na minha infância, influenciada por meus familiares, que me ensinaram a apreciar o mundo das artes e influenciaram na minha decisão de estudar na Ecole du Louvre, em Paris. Após inúmeras visitas a feiras de arte nos Estados Unidos, percebi o quão aquecido estava o mercado de arte em Miami e decidi enfrentar esse desafio abrindo a San Paul Gallery, em Wynwood, em 2014. O bairro chamou muito minha atenção por sua dualidade entre o “underground” e o “high end” e me pareceu a atmosfera perfeita para divulgar artistas brasileiros consagrados e emergentes para o mercado americano e para os estrangeiros visitando os Estados Unidos.
Qual o perfil da San Paul Gallery e o papel da galeria no Pavilhão do Brasil no Miami River Art Fair?
A filosofia do projeto San Paul Gallery consiste na integração e cooperação de artistas, curadores e empresários da área, que possuem a vontade de inovar na maneira de expressão da arte brasileira. A seleção dos nossos artistas se baseia em um elevado nível de interesse e importância que o público tem em conexão com o Brasil e sua arte contemporânea. Eu e o meu novo sócio, o artista Carlos Cesar Alves, nos sentimos muito honrados por sermos a galeria de arte convidada para gerenciar os artistas que serão apresentados no Espaço Acontece. Acreditamos que esta é uma oportunidade para mostrar o que de melhor existe na arte brasileira.
Quais os artistas e categorias que serão representadas pela San Paul Gallery na feira?
Trabalhamos com fine art, grafite, mixed media, videoartists, esculturas e desenhos. Especialmente para este evento, apresentaremos ao público os artistas brasileiros.
Conte um pouco sobre experiência como curadora?
O curriculum da Ecole do Louvre é extremamente abrangente, o que me garantiu acesso a várias disciplinas dessa conceituada instituição. Quando abri a galeria eu estava fazendo a curadoria, porém, logo após conhecer o Carlos Cesar Alves — que trouxe sua vasta experiência do mercado de arte Americano — criamos uma parceria perfeita e, desde então, juntos, organizamos mais de 20 exposições durante estes dois últimos anos, sempre com muito sucesso.
Além da participação no Miami River Art Fair, quais outros projetos estão previstos para a San Paul Gallery?
No momento, estamos concentrados na organização do Espaço Acontece, com o objetivo de dar suporte aos artistas que representamos e também de reestruturação e planejamento da nova fase da San Paul Gallery. Durante este período, estamos considerando participações na Art Wynwood 2017 e outros shows do cenário artístico de Miami, Nova York e Europa. Também reabriremos a San Paul Gallery no outono de 2017, em um novo espaço, também em Wynwood (160 NW 26th Street).

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 22 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page