Vida & Saúde Vida e Saúde

Tristeza? Depressão? Como sair dessa?

Por Dra. Ana Gouvea

Às vezes as pessoas estão tristes e a tristeza vai aumentando e aos poucos vira angústia, desespero e falta de esperança. Muitas pessoas estão reclamando de tristeza e depressão durante a pandemia. Quais são os sintomas da depressão? O manual de diagnóstico de transtornos mentais (DSM-5) da Associação Psiquiátrica Americana (APA) lista vários sintomas relacionados à depressão. Esses sintomas estão relacionados a humor deprimido ou perda de interesses e prazer. Alguns desses sintomas são:

1) Humor deprimido na maioria dos dias, quase todo dia (por exemplo se sentindo triste ou vazio).

2) Falta de interesse ou prazer em todas ou na maioria das atividades.

3) Perda de peso sem fazer dieta ou ganho de peso, ou diminuição ou aumento de apetite quase todo dia.

4) Insônia ou hipersonia quase todo dia.

5) Fatiga ou falta de energia quase todo dia.

6) Se sentir inútil ou culpado excessivamente quase todo dia.

7) Diminuição na capacidade de concentração ou indecisão quase todo dia.

8)  Pensamentos de morte recorrentes, ideação de suicídio; ou tentativa de suicídio ou um plano específico para cometer suicídio. 

  Se você apresenta cinco ou mais desses sintomas você pode estar sofrendo de depressão. Se você apresenta alguns desses sintomas e sente que esses sintomas estão tendo um impacto negativo na sua vida, procure ajuda de um profissional qualificado. Nos Estados Unidos profissionais qualificados e treinados para tratar depressão e problemas de saúde mental são em inglês: Clinical Psychologists, Licensed Mental Health Counselors (LMHC), Licensed Marriage Family Therapists (LMFT) e Licensed Clinical Social Workers. Não tenha vergonha de pedir ajuda. 

Para lidar com a tristeza, sentimentos negativos e depressão é importante lembrar que esses sentimentos não são permanentes. Quando nos sentimos angustiados, com muita tristeza, ou deprimidos temos a impressão que estes sentimentos são eternos e que estamos condenados a uma vida de sofrimento e desespero. Na verdade, sentimentos negativos são impermanentes. Não estamos aprisionados para sempre com esses sentimentos. É importante ter esperança que dias melhores virão, que nossos problemas têm solução e que temos o direto de ser felizes. Daí a importância de um profissional qualificado para ajudar você a navegar esses sentimentos negativos e achar esperança e paz para a sua vida. 

O psiquiatra e sobrevivente do Holocausto Victor Frankl sabiamente disse que “quando não podemos mais mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos”. Não podemos mudar situações negativas que ocorreram em nossas vidas, não podemos negar os sentimentos negativos que essas situaçōes desencadearam, mas podemos tentar lidar melhor com os sentimentos de tristeza e depressão e achar a força interior e resiliência para construir uma vida com propósito, paz e felicidade.   

Dr. Ana Gouvea é terapeuta (Conselheira de Saúde Mental, LMHC). É também profissional certificada no tratamento clínico do trauma (Certified Clinical Trauma Professional, CCTP), certificada em Atenção Plena (Mindfulness) no tratamento de crianças e adolescentes e um Ph.D. em linguística. Contatos: www.anagouvea.com, dranagouvea@gmail.com, (305) 918-2533. Instagram:@dranagouvea