Esporte Vida e Saúde

Treinamento na melhor idade

Sending
User Review
0 (0 votes)

Intensas mudanças ocorrem a partir da sexta década da vida, e as pessoas devem estar preparadas para esse momento. Ter um histórico de vida saudável e ativa se faz necessário para que as expectativas de vida aumentem — e com isso a população idosa no mundo também. Com o passar dos anos, as pessoas têm uma perda natural de massa muscular, de força e resistência, porém os treinamentos e a prática de exercícios físicos, em conjunto com uma boa alimentação, ajudam a minimizar essas perdas.
O envelhecimento é uma função natural do nosso corpo e uma realidade da vida, mas também é influenciado pelos padrões de atividade física. O problema mais grave ao envelhecer, além das doenças, são as síndromes de desuso, ou seja, falta de exercício, que afetam todos os sistemas do corpo e inclusive a parte psicológica. O principal desafio enfrentado pelos adultos idosos é manter o funcionamento físico com o envelhecimento, e para isso temos diversas estratégias que ajudam a manter e inclusive aumentar as capacidades físicas das pessoas.
Os treinamentos de força em academias ou em casa são excelentes opções para quem quer ter um envelhecimento saudável e aproveitar melhor a vida. Realizar exercícios e interagir socialmente com pessoas de diferentes idades num ambiente alegre (a academia) faz com que essa prática seja essencial para os ganhos físicos e psicológicos. Sabe-se que nem todo mundo têm acesso a uma academia, porém existem estratégias para se treinar em casa mesmo. Com essa possibilidade, não existe nenhuma desculpa para tirar 30 a 40 minutos do seu dia e cuidar da sua saúde, fazendo exercícios localizados com pesos, máquinas, peso corporal, elásticos etc. De um modo geral, as séries podem ser variadas de 2 a 4 vezes de 10 a 20 repetições com velocidade lenta ou moderada e intervalos de descanso entre as séries de 1 a 2 minutos, respeitando os limites de cada indivíduo, lembrando que existe a necessidade de se buscar a orientação de um profissional e também fazer um exame médico completo.
Dicas para quem quer envelhecer de modo natural e saudável, com muita força e vontade de viver a vida da melhor forma a ser vivida, com alegria e felicidade.
• Tenha uma alimentação natural
• Escolha alimentos frescos e sem conservantes
• Coma bastante frutas, vegetais e verduras
• Beba bastante água
• Retire os refrigerantes, alimentos enlatados e embutidos da sua rotina
• Faça pelo menos 30 a 45 minutos de exercícios físicos de 4 a 5x semana
• Realize caminhadas ao ar livre pelo menos 3x semana, podendo ser alternadas com os exercícios localizados
• Tenha boas noites de sono
• Separe um tempo do seu dia para curtir você e desenvolver o autoconhecimento, pois nosso corpo e nossa mente comandam nossa vida
• Sorria, abrace as pessoas e seja uma pessoa positiva e feliz
• Supere seus desafios e conquiste seus objetivos
• Seja feliz
Observação: as dicas para quem quer realizar exercícios em casa não podem ser gerais, pois existe a necessidade de se analisar cada caso especificamente e orientar da melhor maneira possível. Sempre procure a orientação de um profissional formado e capacitado na área da saúde.
Fico à disposição para esclarecimentos e orientações via e-mail.
*Por Everton Bittar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 7 set.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page