Culinária

Sopa Cremosa de Grão-de-Bico em lata é opção prática e nutritiva

Sending
User Review
0 (0 votes)

Rica em proteínas, vitaminas do complexo B e sais minerais, leguminosa rende sopa reconfortante para as noites mais frias


Nada como chegar em casa e jantar uma sopa rica em proteínas e cheia de nutrientes que ajudam na imunidade e restauram o organismo para uma boa noite de sono. A sugestão da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) é a Sopa Cremosa de Grão-de-Bico, que vai agradar a quem é vegano ou vegetariano, mas que pode ser acrescida de linguiça, carne-seca ou outros alimentos, na hora de servir.

Leguminosa muito consumida no Oriente Médio, onde entra como ingrediente principal da famosa pastinha Homus, o grão-de-bico é rico em proteínas, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio e ferro, pobre em gorduras e isento de colesterol. Devido à quantidade de fibras contidas em sua casca, ainda estimula o intestino. Todas essas propriedades são preservadas nas versões de grão-de-bico em lata, já encontradas nos mercados brasileiros.

“A grande vantagem do grão-de-bico em lata é a praticidade e rapidez de preparação. Essa leguminosa, antes de ser cozida, precisa ficar cerca de 12 horas de molho, para hidratar e reduzir o tempo de cozimento ­ que é mais demorado em panela tradicional e leva cerca de 10 a 15 minutos na de pressão”, destaca a engenheira de alimentos e presidente da Abeaço, Thaís Fagury. “Na lata, os nutrientes são integralmente preservados, sem necessidade de adição de conservantes químicos. É só abrir e começar a preparar”, completa.

“Uma sopinha de grão-de-bico no jantar também ajuda a dormir bem. A leguminosa é rica em triptofano, nutriente presente também no leite e utilizado pelo organismo para produzir a serotonina, molécula neurotransmissora que ajuda no sono, na saciedade e no bem-estar geral do sistema nervoso, estimulando o relaxamento”, explica Thaís.

A dica final da engenheira de alimentos é utilizar o líquido da lata no preparo da receita. “Este líquido é rico em nutrientes e não deve ser desperdiçado”, pontua. Confira a receita, que demora menos de 10 minutos para ficar pronta e serve duas pessoas.

Como fazer Sopa Cremosa de Grão-de-Bico em lata

Ingredientes:

  • 1 lata de grão-de-bico (290g)
  • 2 medidas (utilize a lata vazia) de caldo de frango, carne ou legumes
  • ½ cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

  • Refogue no azeite a cebola e o alho;
  • Acrescente a lata de grão-de-bico, sem drenar, e o caldo culinário (o caldo não é essencial e pode ser substituído por água, mas acrescenta mais sabor à sopa);
  • Deixe ferver e cozinhe por 5 minutos;
  • Bata no liquidificador ou com um mixer até virar um creme;
  • Sirva em seguida.

Dica:

  • Vale acrescentar um fio de azeite de oliva extravirgem.
  • Acrescente croutons, linguiça frita, carne-seca, ou ervas frescas ou desidratadas.

Tempo de preparo: 10 minutos.

Rendimento: 2 bowls de sopa.

Sobre a Abeaço

Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo. Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site www.abeaco.org.br.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 24 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page