'JESUS'
Resumo das Novelas

Sinopses de AGOSTO de 2019 – Jesus

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Resumo de  5 a 9 agosto
Cap. 189 a 193

2ª feira – capítulo 189

Petronius e seus soldados capturam Marcos, filho de Eliaquim, e o levam até o esconderijo dos apóstolos. Eles invadem o local, mas encontram tudo vazio. Joana volta a enfrentar Pilatos e reafirma que o Messias ressuscitou. Helena a defende e tenta convencer o pai a não prender os apóstolos: “Se o senhor encostar em um fio de cabelo de qualquer um deles, considere-se um homem sem filha”. Claudia também ameaça abandoná-lo. Após revelarem a Pilatos o paradeiro dos apóstolos, Caifás e Anás comemoram com os outros sacerdotes. Eles acreditam que os discípulos foram descobertos e presos pelos soldados romanos. Após chegarem a Galileia, Mateus se encontra com o Cornelius e conversam sobre como ficaram sabendo que o esconderijo foi descoberto. O apóstolo ainda contou como escaparam da perseguição de Pilatos e dos sacerdotes. Deborah conversa com Tiago Justo sobre os nomes que gostariam de dar aos seus filhos. Em seguida, Elias o surpreende anunciando que Deborah está grávida e ele se emociona. Dias após o desaparecimento dos apóstolos pela Judeia, Cassandra decide partir para Roma. Ela se despede de Claudia, Helena, Kesiah e informa que deixará o palácio em breve. Pilatos culpa Petronius por não ter encontrado o corpo de Jesus. Irritado com o silêncio do centurião, o governador decide tirá-lo de seu cargo e substituí-lo por Longinus. 

3ª feira – capítulo 190

Estevão e Nicodemos caminham por Jerusalém e conversam sobre ensinamentos de Jesus, quando o jovem afirma: “Quem não toma Sua cruz e não O segue, não é digno Dele”. Nicodemos se alegra com sua pregação e elogia: “Aqui está você, me ensinando o que já devia ter aprendido há muito tempo”. Cassandra conta a Petronius que irá voltar para Roma e lhe pede que a acompanhe. Ele recusa o convite e anuncia que foi deposto de seu cargo, mas permanecera em Jerusalém: “Quero que você encontre a felicidade, seja da forma que for”, deseja à sua irmã. Soldados avisam Pilatos que samaritanos armados estão rumando para o local onde Moisés teria escondido seu tesouro. O governador, imediatamente, ordena um massacre em Samaria: “Quero todos mortos. Homens, mulheres ou crianças. Não deixem um só vivo para que a mensagem seja bem clara”. Caifás acorda assustado chamando por Livona e percebe que ela não está em casa. Enquanto anda pela casa, também descobre que todas as suas moedas foram roubadas. Apóstolos lamentam não ter pescado nada após horas no mar, quando, de repente, Jesus aparece. Eles só percebem que se trata do Messias quando Ele realiza um milagre: a rede de pesca fica repleta com dezenas de peixes. Jesus questiona a fé de Simão Pedro e lhe pede para apascentar as Suas ovelhas. “E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me”. Jesus pede que apóstolos sigam para Galileia e anuncia nova missão: “Façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinando a guardar todas as coisas que Tenho mandado”.

4ª feira – capítulo 191

Os apóstolos acompanham atentamente os ensinamentos de Jesus por 40 dias após a ressurreição. Após ordenar o massacre em Samaria, Pilatos é avisado que precisará responder por seus atos a Cesar. Maria e Mirian conversam sobre o que motivou o pedido de Jesus a respeito do retorno à Jerusalém. Pedro diz para André que é muito agradecido pelo o que recebeu de Deus ao longo da vida, como a sua família. A ordem de Pilatos de promover um massacre em Samaria faz com que Claudia decida abandonar o marido. Para a surpresa do governador, Helena escolhe acompanhar a mãe e diz ao pai: “Nunca deu valor a nada do que dissemos”. O Messias diz para Seus apóstolos que eles serão batizados com o Espírito Santo em breve.

5ª feira – capítulo 192 Ascensão de Jesus

Após perder o cargo de governador, Pilatos relembra momentos que viveu com Claudia e Helena. Desmoralizado, ele abandona o palácio e segue em viagem à Roma para responder pelos seus atos a Cesar. 

Os apóstolos obedecem ao pedido de Jesus e o acompanham até o Monte das Oliveiras. Helena sente falta do pai, Pilatos, mas, mesmo assim, mantém a decisão de ficar ao lado da mãe. As duas refletem sobre o quanto transformaram a visão a respeito da vida nos últimos tempos. Em seguida, elas se abraçam e choram de emoção. Maria Madalena fica surpresa ao descobrir que Petronius mudou totalmente de vida após ver Jesus ressuscitado. Após fazerem as pazes, Maria Madalena aceita se casar com Petronius. Em seguida, os dois trocam um beijo apaixonado. Jesus ascende ao céu e emociona os apóstolos. Antes disso, Jesus diz aos apóstolos que eles serão suas testemunhas por meio do poder do Espírito Santo.

6ª feira – capítulo 193 – último episódio

Paulo conta que os apóstolos retornaram à Jerusalém e o que disse Pedro após o sétimo dia da Ascensão de Jesus: “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do Meu Espírito derramarei sobre todas as pessoas. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”

Lucas pede para que Paulo continue falando sobre momentos antes da Ascensão de Jesus, quando Ele levou os apóstolos ao Monte das Oliveiras. “Lá eles tiveram uma visão maravilhosa, que os marcaria para sempre”. Enquanto andam por Jerusalém, Pedro faz como Jesus lhe ensinou: espelhar Suas palavras e batizar pessoas de todas as nações. “Pedro e todos que ali estavam já não eram mais os mesmos: falavam com autoridade e muita sabedoria”, explica Paulo a Lucas. Paulo relembra a história de Pedro e João, enquanto caminhavam rumo ao templo que fundaram. “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e ande”, disse Pedro e curou um aleijado. Paulo conta que, mesmo depois de sofrerem perseguição, os apóstolos continuaram espalhando as palavras de Jesus. Estevão foi o primeiro discípulo que se manteve fiel ao Filho de Deus até morrer apedrejado. Paulo conta que os apóstolos foram presos enquanto pregavam nas ruas de Jerusalém. Mesmo após serem libertados pelo anjo Gabriel, foram encontrados novamente e açoitados pelos guardas a mando de Caifás: “Nunca mais falem em Jesus”, ordenou o sacerdote.

*Sujeito à alteração de acordo com a edição dos capítulos

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 27 mar.

Advertisement

Advertisement

Categorias

Media of the day

You cannot copy content of this page