O cineasta Eduardo Albuquerque deixa seguidores tomarem as decisões da própria vida no Instagram
Business

Roteirista brasileiro transforma sua vida em videogame virtual controlado por seguidores

Sending
User Review
0 (0 votes)

Você deixaria que outras pessoas decidissem tudo ou pelo menos a maior parte das suas questões cotidianas? Essa é a ideia por trás do @PollingLife, criado pelo roteirista carioca Eduardo Albuquerque, residente em Miami, que decidiu fazer essa experiência e deixar que os seus seguidores tomem as decisões da sua vida, por meio de enquetes.

Eduardo se baseou no filme “Bandersnatch”, da Netflix – no qual o telespectador pode decidir a próxima ação do personagem principal – para criar o Polling Life, que poderia ser traduzido como “vida de enquetes”. Nesse videogame da vida, os seguidores, a quem ele chama de mestres, decidem por exemplo o que Eduardo vai vestir, comer, o corte de cabelo e o que ele fará durante o dia. Por meio do resultado da enquete, ele “escreve” sua vida da forma mais democrática possível: com os votos de seus seguidores.

Caso não cumpra algo que seus mestres decidiram, Eduardo tem que realizar um desafio, como por exemplo, depilar o peito. “Os meus mestres decidem o que eu como, o que eu visto, quando eu como, quando eu visto. Por um lado, isso é até bom. Eu sou uma pessoa que pensa muito antes de tomar uma decisão e vê todos os lados. Isso me deixa mais tranquilo”, afirmou o roteirista.
Para ele, a proposta tem três objetivos básicos: fazer um experimento social, explorar um experimento narrativo e criar uma experiência de marketing. “É um jogo de manipulação narrativa. Eu sinto que não só na América, mas ao redor do mundo, oligarquias e corporações organizadas têm atacado a democracia porque eles entendem que ao subvertê-la eles encontram uma forma de controlar a população. O Polling Life é um veículo pra lembrar às pessoas o quão bom, difícil, mas importante é ter o direito ao voto/opinião em coisas para coletivamente decidir nosso futuro, ao invés de ter alguém decidindo por você. Eu sou apenas um avatar para as vontades e necessidades das pessoas”, afirmou.

Apesar de o @PollingLife ser muito novo – seu primeiro dia de atividade foi 2 de janeiro de 2019 -, Eduardo já conquistou 3.500 “mestres” e os números de impressões já atingiram quase 2 milhões em um mês. “Acredito que o sucesso é porque eu não apenas dou a eles a chance de serem jogadores, mas porque também, de certa forma, eles são os ‘peões’ nesse jogo. Sempre que arquiteto essa inversão, eles ficam tipo “uau, você me fez pensar! Eu me senti burro e adorei!”, conta. Para o roteirista, o Polling Life surgiu como uma nova forma de explorar a sua habilidade de narrar e explorar temas que considera importantes.

Vida em Miami e projetos
Eduardo Albuquerque tem 34 anos e foi morar em Miami em 2016 com a esposa, Luisa Acosta, e seu cachorro de estimação, o Pastrami. Eles estão juntos desde 2012 e Luisa também acaba sendo influenciada pelo Polling Life, aprovando a experiência na maior parte das vezes.“Algumas horas eu acho muito chato, mas na maioria das vezes eu acho bem tranquilo. Eu acho chato quando eu quero comer alguma coisa e não deixam e eu fico um pouco irritada. Mas geralmente eu gosto”, disse Luisa.

O experimento, um tanto quanto polêmico, se espalhou rapidamente pelas redes sociais e gerou interesse da mídia. O roteirista foi entrevistado pelo programa “Encontro com Fátima Bernardes” e pelo “Bom Dia Rio” na Rede Globo e foi destaque de matérias em grandes jornais e veículos de tecnologia. Eduardo é roteirista da comédia “A esperança é a última que morre”- 15º filme brasileiro mais assistido de 2015 e indicado a melhor filme no 9th Los Angeles Brazilian Film Festival.

Enquanto administra o Polling Life, ele também trabalha no projeto do curta-metragem “Freedom”, estrelado pela atriz Gisele Itié e rodado inteiramente em um deserto californiano. O curta entrou para a seleção oficial do Houston Latino Film Festival e discute as políticas de imigração e os problemas nas fronteiras americanas.

Mas enquanto trabalha em seus novos roteiros e projetos, o jogo segue no @PollingLife, e as pessoas que quiserem se juntar à diversão podem checar tudo o que já aconteceu, desde o primeiro dia do ano, nos “destaques”(highlights) do perfil visitando @pollinglife.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

CurrencyRate

Advertisement

Advertisement

You cannot copy content of this page
X
X