Ciência e Tecnologia

Qual a importância do backup para a cibersegurança?

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Por Heberton Roger Carneiro e Sthevo Batista

Será que um é pouco, dois é bom, e três é demais? Para a tecnologia, não. A cada ano, empresas intensificam os investimentos em diversos recursos tecnológicos, visando maior eficiência, padronização dos processos e, principalmente, segurança. No entanto, é crucial destacar que, embora eficazes, os sistemas também são suscetíveis a erros e falhas, o que reforça a necessidade de incluir, entre as ações protetivas adotadas pelas organizações, a cibersegurança e o backup.

O termo cibersegurançatambém conhecido como segurança cibernética, está no topo das prioridades das empresas. De acordo com a pesquisa IDC Cyber Security Research Latin America 2023, ela se tornou prioridade de investimentos para 37,5% das empresas brasileiras.  

A busca por uma maior proteção de dados das organizações no Brasil intensifica-se cada vez mais. Segundo um relatório da Trend Micro, o país ocupa a segunda posição no ranking dos mais vulneráveis a ataques hackers em todo o mundo. No entanto, enquanto as ações em prol da cibersegurança estão em alta, a preocupação com o backup ainda é insuficiente.

Segundo o estudo Cloud Protection Trends Report 2023, da Veeam Software, atualmente, 98% das organizações possuem sua infraestrutura em nuvem como parte da sua proteção. Em contrapartida, aproximadamente 34% ainda não realizam backup dos compartilhamentos de arquivos em nuvem, e 15% não fazem backup de seus bancos de dados.

Essa lacuna pode ser atribuída, em parte, a um entendimento errôneo enraizado no nosso meio empresarial, no qual muitos consideram a utilização da nuvem como a única estratégia de segurança. Entretanto, por mais segura que seja a hospedagem em nuvem, ela não elimina fatores de risco, como erros humanos e invasões sistêmicas.

Nesse sentido, o backup configura-se como uma das melhores estratégias de segurança, oferecendo a garantia do armazenamento seguro das informações da organização. Analogamente, o sistema funciona como um seguro, fornecendo rapidamente aquilo que o usuário precisa para a retomar as operações sem danos.

Contudo, é importante destacar que todo recurso e ferramenta, para ser eficaz, precisa ser treinado, adaptado e testado. O mesmo se aplica ao backup. De nada adianta tê-lo, se não for atualizado e testado regularmente para comprovar sua eficácia.

Além disso, é essencial enfatizar a importância da escolha da ferramenta correta para a cibersegurança. Existem diversas opções no mercado, mas nem todas atendem às necessidades da empresa. Portanto, contar com o apoio de profissionais experientes nessa área pode ser uma estratégia eficaz para mitigar esse risco.

À medida em que a transformação digital avança, é crucial que as empresas continuem investindo em medidas de segurança, incluindo o backup. Essa ação, não apenas garante maior proteção, mas também prepara a organização para lidar com situações adversas e promover maior escalabilidade, pois as informações e registros estarão armazenadas.

Em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, todo cuidado é pouco. Não podemos prever o que acontecerá, mas estar protegido e preparado, deixou de ser uma opção, e tornou-se um dever.

Heberton Roger Carneiro é diretor de cloud do Data Center da SPS Group.

Sthevo Batista é diretor da SPS Tech.

Sobre a SPS Group:
Localizada em São José dos Campos (SP), a SPS Group atua há mais de 12 anos como uma integradora de tecnologia multinacional brasileira, que se consolidou com operações de SAP Business One, com projetos premiados e reconhecidos internacionalmente por sua excelência e qualidade. Parceira SAP Gold Partner, além de oferecer as soluções do portfólio SAP, também desenvolve internamente extensões tecnológicas adicionais ao B1, com vasto know-how para atendimento de pequenas e médias empresas dos mais diversos setores da economia. Reforçando o compromisso em fornecer soluções tecnológicas de ponta para todo o mercado, a SPS passou a trabalhar também com os recursos de SAP S/4HANA, tanto na versão Public Cloud, quanto Private, apoiando as empresas em uma operação inteligente, com processamentos em tempo real, Machine Learning, análises preditivas e muito mais. Com expertise atestada no segmento de manufatura, a SPS oferece uma plataforma voltada para melhorias de desempenho nas atividades de produção, com gestão embarcada no sistema MES (Manufacturing Execution Systems), podendo ser utilizada em qualquer tipo de indústria, independente do segmento ou porte. Ainda, a empresa oferta uma gama de soluções avançadas de backup e segurança da informação, BaaS (Backup As A Service), soluções em nuvem, licenciamento Microsoft, switches de rede, entre outros. Com todos os consultores especialistas certificados pela SAP, o grupo já soma mais de 200 clientes em todo território nacional e internacional, e conta com mais de 180 colaboradores divididos entre as unidades de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Londrina, Manaus e Rio de Janeiro.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 17 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page