Esporte

Pouco discutida, higiene nasal traz bons resultados aos atletas

Sending
User Review
0 (0 votes)

Estudos mostram que o uso de spray nasal e a higiene no local melhoram a oxigenação do corpo, ajudando no desempenho

Para garantir o máximo de oxigênio possível no sistema e manter o corpo funcionando em sua capacidade total, é necessário ter uma via aérea aberta. No entanto, é muito fácil bloquear ou restringir as passagens nasais, dificultando o desempenho atlético.

A irrigação nasal é usada por atletas de alto nível em muitos esportes para remover bactérias, alergênicos e muco que podem causar desconforto e bloqueios. Isso pode ser feito por meio de sprays nasais, que também ajudam a reduzir o inchaço e a inflamação, o que também pode restringir o fluxo de ar.

Além disso, um estudo inglês publicado no jornal Laryngology & Otology demonstrou que o exercício regular está associado a um aumento significativo na prevalência de sintomas nasais incômodos, e os sintomas nasais em atletas estão associados ao aumento da suscetibilidade a infecções do trato respiratório superior. A qualidade de vida foi afetada negativamente, confirmando a importância da saúde nasal para o bem-estar do atleta. Isso destaca a importância da higiene nasal para os atletas.

Em termos de higiene nasal, estudos americanos mostraram que participantes que usaram spray para limpar o nariz tiveram uma melhora de 20% no volume da cavidade nasal em apenas 3 minutos. Também apontaram que o spray nasal aumentou o fluxo de ar em 36%.

Segundo o pneumologista Gustavo Ferrer, fazer a higiene nasal pode evitar que bactérias e qualquer outro organismo se desloquem das vias aéreas superiores para as inferiores, causando mais danos à saúde. “Nosso nariz e as vias aéreas superiores possuem excelentes mecanismos de defesa que nos protegem, mas a higienização torna-se uma ajuda extra”.

Para o CEO da Xlear, Nathan Jones, a maioria das pessoas sabe e entende que precisamos lavar as mãos e escovar os dentes. “Esses dois conceitos muito simples que, embora os entendamos como importantes hoje, são coisas que levaram centenas de anos para serem adotadas. Sinto que precisamos trazer à tona a importância da higiene nasal e começar a aplicá-la no nosso dia a dia e espero que não demore muito para que as pessoas percebam o quão essencial ela é ”.

Foto: Pexels

You cannot copy content of this page
X
X