Vida e Saúde

Osteoporose: saiba como prevenir e qual o tratamento necessário

Sending
User Review
0 (0 votes)

Doença afeta mulheres e homens com idades avançadas

Créditos foto: iStock

A osteoporose é uma condição que deixa os ossos frágeis e porosos. Existe uma matriz que recebe os complexos minerais compostos de cálcio. Com o passar dos anos, a absorção de células “velhas” aumenta, e a formação de novas células ósseas diminui. Essa é uma doença que é mais comum em mulheres que têm mais de 45 anos. Estudos epidemiológicos nos Estados Unidos revelaram que 70% das fraturas na população com idade de 45 anos ou mais estão associadas à osteoporose. A Organização Mundial da Saúde já apontou que 1/3 das mulheres brancas são portadoras dessa condição.

Existe ainda a osteoporose secundária, quando a perda de massa óssea está ligada com outras doenças, como problemas renais, endócrinos ou o uso de certos medicamentos. O tabagismo também é visto como um fator de risco. Nesse caso, o cigarro destrói as células que formam os ossos. Mas os principais desencadeadores envolvem a falta de cálcio, vitamina D e a predisposição genética.

Essa doença se apresenta de forma bem silenciosa, até o momento em que acontece uma fratura espontânea de algum osso que ficou fraco. Isso acontece sem o menor esforço ou trauma, podendo incluir dores na região lombar e cervical. Ter uma postura alterada, com consequente redução de estatura, pode ser um sinal.

Mas é possível prevenir essa condição? Sim. E uma das melhores maneiras de conseguir isso é começar a praticar exercícios físicos o mais jovem que puder. Assim, é possível elevar o pico de massa óssea. Além disso, é necessário ingerir alimentos que sejam ricos em cálcio, como brócolis, leite e derivados. Nutricionistas relatam que a quantidade ideal envolve cerca de 1.000 miligramas por dia. A vitamina D também é fundamental, mas como poucos alimentos têm esse nutriente, o ideal é tomar um banho de sol todo dia, por pelo menos 15 minutos, sem protetor.

O diagnóstico se inicia durante uma série de perguntas realizadas para saber informações necessárias. A confirmação normalmente vem no resultado da densitometria óssea, um exame realizado por um aparelho de raio x. Se confirmado, é preciso buscar profissionais que sejam formados na faculdade de fisioterapia. Eles são habilitados e indicados para auxiliar no tratamento da osteoporose. O especialista irá trabalhar de maneira personalizada, com a pessoa atendendo as necessidades individuais. Exercícios de alongamento, fortalecimento muscular, tudo irá depender de como está o quadro do paciente, e o fisioterapeuta irá orientar até atividades para serem realizadas em casa.

É importante enfatizar que a fisioterapia não exclui a necessidade de uma alimentação saudável e rica em cálcio e vitamina D.  Medicamentos e exposição ao sol também poderão ser indicados, se o paciente não tiver nenhuma contraindicação para isso.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

CurrencyRate

Advertisement

You cannot copy content of this page

X
X